O prefeito Paulo Altomani, acompanhado do Secretário Municipal de Educação, Douglas Marangoni, participou na noite de segunda-feira (2), no Teatro Municipal de São Carlos, do 1º Encontro Cultural organizado pelo Conselho Municipal da Comunidade Negra de São Carlos.
Com o objetivo de trabalhar com os professores da rede Municipal de Educação, de acordo com as leis 10.639/03, 11.645/08 e 14.187/10, o encontro contou com a participação da Coordenadora de Políticas para a População Negra e Indígena do Estado de São Paulo, Elisa Lucas Rodrigues e de uma palestra com a mestra em Ciências Sociologia – PUC e Doutora em Sociologia, Roseli de Oliveira.
“Estamos em maio, mês em que ocorrem várias celebrações da população negra. Em 2015 iniciou a década do Afrodescendente instituída pela ONU e aproveitamos este momento para trazer para São Carlos, junto aos professores, uma reflexão de uma ação afirmativa para a política pública que é a lei 10.639, que fala sobre o ensino da história da África e Afro Brasileira”, destacou Elisa Lucas Rodrigues.
O município de São Carlos já atende o Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana por meio do projeto “Somos Todos Quilombolas”. O material anualmente distribuído para unidades escolares permite as gestoras e professoras produzir oficinas a fim de divulgar conhecimentos, atitudes, posturas e valores que promovam a igualdade étnico-racial no cotidiano das escolas.
Segundo a palestrante e socióloga Roseli de Oliveira, a implantação do projeto e o empenho dos envolvidos da comunidade negra, já colocam o município em destaque em comparação a outras cidades do Brasil. “São Carlos é ponta de lança, aqui se acumulam nomes, educadores compromissados, mas como todo restante do país também ter que passar por essa reflexão. Temos um grande desafio pela frente que é fazer as pessoas e os indivíduos assumir esse compromisso de transformação social para um mundo melhor”.
Durante o evento o prefeito Paulo Altomani parabenizou o presidente do Conselho Municipal da Comunidade Negra, Antonio Zacarias da Silva (Mestre Taroba) e todos os conselheiros. “Quero parabenizar a iniciativa do Mestre Taroba, que junto ao Governo do Estado, possibilitou este bate papo com a missão de combater as discriminações raciais, éticas e religiosas executando políticas públicas específicas para serem desenvolvidas não só dentro das escolas, mas também, fora delas”.
Além dos diretores e professores da rede municipal de ensino, também participaram do evento a vereadora Cidinha do Oncológico, que representou o presidente da Câmara, Lucão Fernandes, o Secretário Municipal de Governo, Waldomiro Bueno de Oliveira, o representante da Dirigente de Ensino, Débora Gonzales Costa Blanco, Valdir Paganotto, o chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Socical, Roberto Caetano, que na ocasião representou a Secretária Wiviane Tiberti, o diretor Legislativo Antonio Donato Netto, o presidente da OAB, Renato Barros e o vice-presidente do conselho, Luis Cláudio Hilário.