03/05/2016 às 17h06min - Atualizada em 03/05/2016 às 17h06min

Conhecimentos em gestão serão estudados e oferecidos a empresas familiares

EESC-USP O Grupo conta com parceiros que colaborarão em todas as atividades, seja por meio de projetos de assessoria, apresentações ou cursos

Keite Marques
Diversos estudos apontam que aproximadamente 90% das empresas no mundo são familiares. Ainda que possam existir diferenças nesse resultado devido à variadas formas de se caracterizar e definir o que são, o fato é que as empresas familiares são a forma predominante de organização socioeconômica privada. Dessa forma, entender suas características, processos e problemáticas permite por um lado avançar no conhecimento científico sobre esse tipo de organização e, por outro, oferecer respostas aos gestores e famílias empresárias sobre perguntas ainda não respondidas.
 
Na proposta de contribuir com essas questões, iniciaram-se as atividades do Grupo de Excelência em Empresas Familiares, coordenado pelo docente do Departamento de Engenharia de Produção (SEP) da Escola de Engenharia de São Carlos da USP (EESC-USP), Luiz Ricardo Kabbach de Castro, com o objetivo de servir como ponte entre o conhecimento acadêmico e a prática das empresas no âmbito da gestão de empresas familiares.
 
"Do ponto de vista acadêmico muito já se sabe sobre a dinâmica e características da empresa familiar, o que a distingue das empresas não familiares, seus pontos fortes e possíveis debilidades, como evoluem e quais os principais pontos de ruptura ou tensão que podem existir ao longo do processo de evolução e crescimento da família e do negócio", explicou Castro. Ainda de acordo com o professor, considerando a multidisciplinariedade atual do tema, existem diversas propostas teóricas que variam desde teorias sociológicas, passando por teorias psicológicas e, finalmente, econômicas.
 
Porém, por outro lado, ainda é preciso entender com mais rigor e detalhe a heterogeneidade das empresas familiares. Isso significa entrar na empresa para entender melhor os processos, a cultura e outras dimensões que possam especificar melhor o conceito de 'familiness' (em tradução literal, familidade) que vem emergindo na literatura, permitindo eventualmente, medi-lo e compará-lo.
 
O Grupo conta com parceiros que colaborarão em todas as atividades, seja por meio de projetos de assessoria, apresentações ou cursos, como o seminário "Empresas Familiares – Passado, Presente e Futuro" (http://e.usp.br/66c), realizado no ano passado pelo diretor da Cátedra de Empresas Familiares da Universidade das Ilhas Baleares, professor Rafel Crespí-Cladera. "Temos diversos parceiros que permitirão que o Grupo cumpra seus objetivos, em grande parte professores e pesquisadores de diversas universidades, com experiência acadêmica e prática na gestão de empresas familiares, assim como profissionais especializados em empresas familiares", definiu Castro.
 
Evento de lançamento
O evento de lançamento do Grupo ocorreu no dia 13 abril, no Núcleo de Manufatura Avançada (NUMA) do SEP, e contou com a presença de representantes de empresas familiares de dentro e fora do Estado de São Paulo. Além disso, as empresas parceiras do Grupo, Societàs Consultoria e Symnetics, foram representadas no encontro pelos senhores Pedro Adachi e Antonio Sorbara, respectivamente.
 
Na oportunidade, o evento contou com a presença e a apresentação do consultor de empresa e conselheiro da Lupo SA, Elvio Lupo, e da diretora-presidente da empresa, Liliana Aufiero, além de um seminário oferecido pelo professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP-USP), Marcelo Pagliarussi.
 
Segundo o conselheiro da Lupo, partindo de seu próprio exemplo, é comum empresas familiares passarem por conflitos à medida que os membros aumentam e as gerações avançam, as peculiaridades da família e da empresa vão se misturando. "Lidar com essa complexidade é o desafio de todas as empresas familiares durante sua evolução. Acredito que melhor forma é antecipar as estratégias antes que as crises surjam, pois é mais fácil construir do que reconstruir".
 
Sorbara, consultor da Symnetics e um dos coordenadores do Grupo, também destacou que nesse primeiro encontro foi possível ver o formato em que serão realizados os trabalhos. "O Grupo se propõe a oferecer conceitos, conhecimentos, ferramentas práticas, experiências, capacitação em gestão e competências, tudo aplicável e específico ao contexto de empresas familiares", comentou.
 
Os interessados em participar das atividades do Grupo devem entrar em contato pelo e-mail [email protected].
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp