A Federação Paulista de Mountain Bike (FPMTB) organizou no domingo, dia 24 de Abril, a 1ª Pedalada Ecológica, com o objetivo de retirar lixo da Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (FEENA).
A primeira edição do evento reuniu ciclistas de Rio Claro que buscam contribuir para a conservação da segunda maior floresta de eucaliptos do mundo e reduto dos mountain bikers de Rio Claro e região que pedalam pelos mais de 180km de trilhas e estradas existentes na Floresta.
A ação teve saída as 14h da sede da FPMTB, que fica dentro da FEENA, com destino a Estrada Intermunicipal Rio Claro-Araras, local onde foi retirado mais de 300 kg de lixo pelos ciclistas.
“Enchemos a caçamba de uma picape em menos de 1h, antes mesmo de entrarmos na estrada de terra. Tem muito lixo jogado pelas pessoas na Estrada Intermunicipal Rio Claro-Araras, daria pra encher facilmente dois caminhões. Vamos nos planejar melhor para a próxima retirada de lixo, conseguir uns caminhões e lutar para conscientizar as pessoas a não jogarem lixo aqui e em nenhum outro lugar.” – Afirmou Alan Paschoal Del Grossi, membro do grupo de pedal Alto Giro.
Os ciclistas já estudam como serão os próximos eventos buscando atingir os principais trajetos onde mais transitam ciclistas, uma vez que a área da Floresta é muito grande (2.230 hectares). Um Grupo de Trabalho foi montado pela FPMTB com a finalidade de organizar os próximos eventos, denominado “Grupo de Trabalho Trilha Limpa”.
“Esta primeira edição da Pedalada Ecológica nós usamos como laboratório para entender o que iremos encontrar pela frente, podendo mensurar a demanda e as necessidades da Floresta para planejarmos as próximas ações em apoio a gestão da FEENA. Haverá outras quatro edições neste ano, onde convidaremos toda a população a participar e ajudar, afinal, a Floresta é um patrimônio de todos.” – Comentou Clayton Palomares, presidente da FPMTB.
A próxima edição da Pedalada Ecológica deve acontecer no mês de Maio em data a definir pelo Grupo de Trabalho, e será divulgada na pagina do evento nas redes sociais (www.facebook.com/pedaladaecologicafpmtb), a página também disponibiliza maiores informações sobre a iniciativa.
O grupo de ciclistas que auxiliaram na I Pedalada Ecológica faziam parte dos grupos de pedaladas do Alto Giro e da Sport Bike. Ciclistas, associações e grupos de ciclistas que tiverem interesse em auxiliar na organização das próximas edições da Pedalada Ecológica, ou até de fazer parte do GT (Grupo de Trabalho), devem enviar email para [email protected]