As 986 famílias contempladas no Residencial Eduardo Abdelnur recebem as unidades nesta terça-feira (26), a partir das 11h, em solenidade realizada pelaCaixa Econômica Federal (CEF), com apoio da Prefeitura de São Carlos e da Progresso e Habitação (Prohab).
O Residencial Planalto Verde é um investimento de R$ 83 milhões por meio do programa Minha Casa Minha Vida e adesão do Programa Casa Paulista do Governo do Estado, destinado às famílias com renda de até R$ 1.600,00.
Cada casa tem dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço externa e aquecedor solar, em uma área construída de 45,51 m² distribuídos em um terreno de 160 m². As telhas de barro somadas ao forro de lajota, mais o pé direito com 2,60 metros de altura, características das moradias do Programa Casa Paulista, proporcionam um conforto térmico adequado.
Segundo Mauro Moraes, diretor presidente da Prohab, após a entrega das chaves a pessoa habilitada tem obrigação de ocupar o imóvel em até 30 dias. “Após esse prazo a responsabilidade é toda do morador. Outra questão que é bom lembrar que não é permitido o aluguel e venda desses imóveis”, alerta Moraes.
A Prefeitura terá até 90 dias para notificar a Caixa caso constate essas irregularidades que, se comprovadas, fazem com que o contrato seja recindido e o imóvel repassado para o suplente.
Para o prefeito Paulo Altomani a entrega das chaves é um dia importante para o município, mas principalmente para a população que está sendo beneficiada com mais esse investimento. “A partir da próxima terça-feira 986 famílias vão realizar o sonho da casa própria, vão deixar de pagar aluguel, para morar no seu próprio imóvel, vão morar com dignidade e condição para viver bem. Nossos esforços se voltaram a proporcionar melhores condições de vidas a estas pessoas que a partir de agora terão de fato seus direitos à moradia”.
Em 28 de fevereiro foi realizado o sorteio dos endereços e depois realizada a visita técnica. Nos dias 28,29 e 30 de março os habilitados assinaram o contrato com a CEF.