30/01/2016 às 08h43min - Atualizada em 30/01/2016 às 08h43min

Lineu congratula-se com Governo Federal pelos 11 anos

Vereador ressaltou que o programa beneficia diretamente a cidade de São Carlos PROUNI

O vereador Lineu Navarro (PT) - foto - apresentou moção de congratulação ao Governo Federal pelos 11 anos do Programa Universidade para Todos (PROUNI), que “vem tendo papel significativo na abertura das portas das universidades para milhões de brasileiros”.  O documento foi aprovado por unanimidade na sessão da última terça-feira (26) e é endereçada à presidenta Dilma Roussef, ao Ministro da Educação, Aloísio Mercadante, aos membros do Conselho Nacional de Educação, às lideranças partidárias do Congresso Nacional e ao ex-presidente Lula.

Lineu ressaltou que o PROUNI beneficia diretamente a cidade de São Carlos, uma vez que “possibilita o acesso de milhares de estudantes a bolsas de estudo parciais e integrais para cursar faculdades particulares da cidade e da região, principalmente a Unicep”.

O PROUNI integra a política educacional implementada pelos governos Lula e Dilma e tem como objetivo ampliar a formação educacional de qualidade a todos os setores sociais de nossa população. Ao longo de seus 11 anos, o programa passou a ter um peso fundamental no acesso à educação superior aos jovens que não conseguiriam arcar com os custos de uma universidade particular.

“Mais de 1,2 milhão de estudantes já foram contemplados com bolsas integrais e parciais do PROUNI, tendo o programa contribuído para o significativo aumento de matrículas em graduação em nosso país, que passou de 3,5 milhões em 2002 para mais de 7,1 milhões em 2014”, afirmou Lineu.

O PROUNI soma esforços com outras iniciativas do Governo Federal criadas para a construção de um ensino universitário mais amplo e democrático. Entre eles estão as novas universidades federais e o Reuni – caracterizado pelo volume inédito de recursos para as universidades federais com o objetivo de aumentar as vagas e o número de campi; a transformação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que passou a ser a base para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu); a modificação das regras do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Ciências sem Fronteiras (programa de bolsas em universidades estrangeiras).


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp