06/01/2016 às 18h17min - Atualizada em 06/01/2016 às 18h17min

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia realiza visita técnica à Santa Casa

Hever Costa Lima / Gerência de Comunicação Corporativa da Santa Casa

A Santa Casa de São Carlos e o Serviço de Ortopedia e Traumatologia recebem no início da tarde de sexta-feira, 8, a equipe da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Sbot), para uma visita técnica. O encontro servirá para conhecer a infraestrutura do hospital, o setor de Ortopedia e do Departamento de Ensino, que há um ano oferece Residência Médica em Ortopedia.

A Primeira reunião agendada para início de dezembro do ano passado não ocorreu por conta de atrasos do voo da equipe da Sbot que tem sede no Rio de Janeiro. Eles não conseguiram conexão para chegar ao aeroporto de Ribeirão Preto e consequentemente a São Carlos. Por conta dos problemas gerados pela viagem, essa nova data foi agendada para janeiro.

Os médicos da SBOT vão iniciar a visita técnica às 12 horas, quando serão recepcionados por membros da Mesa Administrativa e Corpo Clínico do Serviço de Ortopedia.

Na avaliação do coordenador do Serviço de Ortopedia e Traumatologia e coordenador do programa de Residência Médica de Ortopedia da Santa Casa, Rodrigo Bezerra de Menezes Reiff, com a visita, o hospital passa a pleitear a aprovação, pela Sbot, do programa de Residência Médica em Ortopedia.

De acordo com o provedor da Santa Casa, Antônio Valério Morillas Júnior a chancela do programa de Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia pela Sbot coloca a Santa Casa entre os melhores hospitais que oferece Residência no País. "Esperamos que a avaliação seja positiva e que possamos crescer no segmento de Ortopedia".

Reiff reforçou que o Corpo Clínico que compõe o Serviço de Ortopedia engajou-se no projeto, com a construção de uma estrutura de suporte abrangente ao Residente nos cenários do Pronto Socorro, Enfermarias, Ambulatórios e Centro Cirúrgico.

"Com a mesma importância, o programa de formação do Residente também conta com um programa teórico de aulas, seminários, estudo dirigido e recursos audiovisuais de temas correlacionados".

O coordenador avalia que se tratava de um projeto de grande responsabilidade, uma vez que a missão de um Serviço de Especialização em Ortopedia e Traumatologia é "Capacitar médicos para prestar atendimento qualificado, integral (e ético) na área de Ortopedia e Traumatologia".

A Residência Médica é definida como uma "modalidade de ensino de Pós-graduação, funcionando em instituições de saúde, universitárias ou não, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional, " declarou Reiff.

Recentes negociações entre a Comissão de Residência Médica da Santa Casa e o Curso de Medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) abriu perspectivas de cooperação interinstitucional com grande expectativa de benefício à formação do residente, através da ampliação dos cenários de aprendizagem e acesso ao banco de dados da Universidade.

"Todos os envolvidos, preceptores, gestores e alunos têm plena consciência da responsabilidade desse projeto", afirma Reiff ao reforçar que o grupo busca um padrão de excelência adicional.

Na perspectiva de credenciar e reconhecer o Programa de Residência em Ortopedia e Traumatologia, a Santa Casa solicitou à Sbot o agendamento da visita técnica que será feito pelos membros da Comissão de Ensino e Treinamento da entidade.

"Espera-se, dessa forma, que o Programa não somente contemple o reconhecimento do Ministério da Educação e Cultura, mas igualmente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia", declarou Reiff.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp