18/12/2015 às 11h06min - Atualizada em 18/12/2015 às 11h06min

Exposição fotográfica retrata fauna e flora do Lago da UFSCar

Até o dia 23 de dezembro acontece na Biblioteca Comunitária (BCo) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) uma exposição fotográfica com imagens do Lago da Universidade e seu entorno, retratando a paisagem do local, bem como sua fauna e flora. As imagens que compõem a mostra são resultados de uma oficina de fotografia básica promovida pelo Projeto Monjolinho no mês de junho.

Criado no início de 2015 com o objetivo de contribuir para a melhor compreensão e relação dos seres humanos com a natureza, o Projeto Monjolinho é uma atividade de extensão da UFSCar que promove diversas ações na parte superior da Bacia do Rio Monjolinho, que inclui o Lago da Universidade.

Segundo o biólogo Leonardo Ruy, responsável pela organização da exposição, a oficina de fotografia básica foi realizada com o objetivo de estimular a sensibilidade e o poder de observação da natureza, fazendo assim os participantes se sentirem parte daquele ambiente. "Acreditamos que a exposição possa sensibilizar as pessoas para a valorização do Lago em si, já que nela é abordada a grande diversidade de fauna e flora que ocorre na represa, além de possivelmente chamar atenção para possíveis problemas, principalmente relacionados à poluição deste ecossistema", explica Leonardo.

Atualmente, o Projeto Monjolinho, que conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da UFSCar e tem a coordenação do Departamento de Apoio à Educação Ambiental (DeAEA) da Universidade, é formado por aproximadamente 20 integrantes, sendo servidores e estudantes de graduação, em sua maioria do curso de Ciências Biológicas, pós-graduandos e também pessoas externas à comunidade acadêmica.

Dentre outras ações que já foram realizadas pelo Projeto Monjolinho estão oficinas sobre diversos temas, como a de fotografia; observação de aves; e análise microbiológica. Além disso, o Projeto também já promoveu mutirões de limpeza, exibição de filmes e promoção de debates e minicursos com o objetivo de fornecer ferramentas e conhecimentos aos participantes para sua sensibilização sobre a importância desta Bacia e para as questões ambientais de forma geral.

A exposição pode ser visitada, gratuitamente, no Piso 2 da BCo, que está localizada na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar, de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas, e aos sábados, das 8 às 14 horas. Mais informações sobre o Projeto Monjolinho e a exposição pelo email [email protected] ou no Facebook, em www.facebook.com/monjolinholagoufscar.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp