16/12/2015 às 16h26min - Atualizada em 16/12/2015 às 16h26min

Maurício Ortega quer Programa de Bolsa Permanência para alunos da FATEC

Assessoria de Imprensa CMSC / Thiago Jacot

O vereador Maurício Ortega (PSDB) manifestou apelo ao governador Geraldo Alckmin para que evidencie esforços no sentido de concretizar a criação e implantação do Programa de Bolsa Permanência na FATEC (Faculdade de Tecnologia) de São Carlos. A moção de apelo foi protocolada nesta terça-feira (15) na Câmara Municipal e aprovada em plenário por unanimidade na mesma data.

Ortega argumenta que boa parte dos alunos da instituição encontra-se em dificuldades socioeconômicas, principalmente de ordem financeira, para permanência nos cursos oferecidos. "Uma solução para o problema é a implantação do Programa Bolsa Permanência. A Assembleia Legislativa, desde 2014 por meio de indicação do deputado Roberto Engler (PSDB), vem se mobilizando para que o governo determine estudos para a criação do programa", comentou o vereador.

Segundo a proposta inicial do deputado, a medida seria para atender 1% dos alunos como forma de incentivo para sua formação. Engler apresentou emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias e ao Orçamento do Estado objetivando a implantação do Programa Bolsa Permanência aos alunos das FATECs.

ETECs e FATECs - As Escolas Técnicas (ETECs) e as Faculdades de Tecnologia (FATECs) estão distribuídas em mais de 160 municípios paulistas e desempenham papel fundamental na promoção do desenvolvimento econômico, formando alunos oriundos da rede pública de ensino em profissionais capacitados para o mercado de trabalho. A FATEC de São Carlos atua desde 2014 proporcionando aos seus educandos um futuro promissor nas áreas tecnológicas.

"As FATECs são reconhecidas por formar profissionais de notória qualidade na área de tecnologia da informação, tecnologia em logística e transportes e tecnologia em mecânica de precisão, mais conhecida como mecatrônica", comentou Ortega.

O parlamentar ainda ressaltou que os estudantes da FATEC concorrem no mercado profissional em grau de igualdade com alunos das melhores faculdades do país, como a Escola Politécnica (Poli-USP), a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP), a Unicamp e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), "inclusive com muitos ainda em fase de conclusão do curso já sendo procurados pelo mercado de trabalho".

A moção de apelo de autoria de Maurício Ortega será encaminhada ao governador Geraldo Alckmin, com cópia ao deputado Roberto Engler, ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paulo Souza e à Assembleia Legislativa.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp