02/12/2015 às 21h43min - Atualizada em 02/12/2015 às 21h43min

Santa Casa recebe visita técnica da Sociedade Brasileira de Ortopedia

O hospital passa a pleitear a aprovação e credenciamento pela SBOT, do programa de Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia

Hever Costa Lima / Gerência de Comunicação Corporativa da Santa Casa

A Santa Casa de São Carlos e o Serviço de Ortopedia e Traumatologia recebem no início da tarde de amanhã, 3, a equipe da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), para uma visita técnica. O encontro servirá para conhecer a infraestrutura do hospital, o setor de Ortopedia e do Departamento de Ensino, que há um ano oferece Residência Médica em Ortopedia.

Os médicos da SBOT vão iniciar a visita técnica às 13 horas, quando serão recepcionados por membros da Mesa Administrativa e Corpo Clínico do Serviço de Ortopedia.

Na avaliação do coordenador do Serviço de Ortopedia e Traumatologia e coordenador do programa de Residência Médica de Ortopedia da Santa Casa, Rodrigo Bezerra de Menezes Reiff, com a visita, o hospital passa a pleitear a aprovação, pela SBOT, do programa de Residência Médica em Ortopedia.

De acordo com o provedor da Santa Casa, Antônio Valério Morillas Júnior a chancela do programa de Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia pela SBOT coloca a Santa Casa entre os melhores hospitais que oferece Residência no País. "Esperamos que a avaliação seja positiva e que possamos crescer no segmento de Ortopedia".

Reiff reforçou que o Corpo Clínico que compõe o Serviço de Ortopedia engajou-se no projeto, com a construção de uma estrutura de suporte abrangente ao Residente nos cenários do Pronto Socorro, Enfermarias, Ambulatórios e Centro Cirúrgico.

"Com a mesma importância, o programa de formação do Residente também conta com um programa teórico de aulas, seminários, estudo dirigido e recursos audiovisuais de temas correlacionados".

O coordenador avalia que se tratava de um projeto de grande responsabilidade, uma vez que a missão de um Serviço de Especialização em Ortopedia e Traumatologia é "Capacitar médicos para prestar atendimento qualificado, integral (e ético) na área de Ortopedia e Traumatologia".

A Residência Médica é definida como uma "modalidade de ensino de Pós-graduação, funcionando em instituições de saúde, universitárias ou não, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional," declarou Reiff.

Recentes negociações entre a Comissão de Residência Médica da Santa Casa e o Curso de Medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) abriu perspectivas de cooperação interinstitucional com grande expectativa de benefício à formação do residente, através da ampliação dos cenários de aprendizagem e acesso ao banco de dados da Universidade.

"Todos os envolvidos, preceptores, gestores e alunos têm plena consciência da responsabilidade desse projeto", afirma Reiff ao reforçar que o grupo busca um padrão de excelência adicional.

O Programa de Residência em Ortopedia e Traumatologia solicitou o credenciamento e reconhecimento do Programa junto à Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, que enviou uma visita técnica de membros da Comissão de Ensino e Treinamento da Sociedade.

"Espera-se, dessa forma, que o Programa não somente contemple o reconhecimento do Ministério da Educação e Cultura, mas igualmente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia", declarou Reiff.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp