02/12/2015 às 18h10min - Atualizada em 02/12/2015 às 18h10min

Milhares de vacinas são inutilizadas na VIGEP após alteração de temperatura de Câmara Fria

Servidores dizem que problema ocorreu por causa de acesso de pessoas não autorizadas no recinto, Secretaria de Saúde diz que houve falha no equipamento

Milhares de doses de vacinas que estavam armazenadas na Câmara fria na sede da Vigilância Epidemiológica de São Carlos (VIGEP), foram enviadas para análise na Diretoria de Saúde de Araraquara nesta quarta-feira (02), a fim de se verificar se as mesmas não estragaram. Segundo informações dos funcionários seriam mais de 15 mil doses.

O problema surgiu após pessoas não autorizadas, entrar na Câmara Fria para o manuseio das mesmas. A Secretaria da Saúde negou essa versão e disse que a alteração da temperatura ocorreu por causa de problemas no equipamento. O problema foi denunciado pelos próprios servidores da VIGEP que estão revoltados com a falta de comando nesta repartição. Eles alegam que não sabem quem manda na unidade, depois da exoneração da chefe de divisão da VIGEP Márcia Pallone.

Mesmo exonerada, segundo informações passadas por diretores do Sindicato dos Servidores Públicos e Autárquicos Municipais de São Carlos (SINDSPAM), ela estaria ainda dando ordens aos servidores. De acordo com a prefeitura, Pallone é enfermeira concursada da rede municipal de saúde de São Carlos, por isso continua trabalhando na Vigilância. O curioso foi que assim que os dirigentes do sindicato chegaram na VIGEP, Pallone saiu e não foi mais vista.

Segundo consta apenas duas servidores tem autorização para entrar na Câmara fria e manusear as vacinas, porém essa determinação não foi seguida. Pelo menos duas vezes a temperatura da Câmera fria foi alterada em um curto espaço de tempo, colocando em risco a qualidade das vacinas armazenadas.

Representantes do sindicato, Polícia Militar e Guarda Municipal foram acionados na VIGEP, os policiais orientaram as servidoras responsáveis pelas vacinas a registrarem um boletim de ocorrência no 3º Distrito Policial de preservação de direito. Os diretores do sindicato também acompanharam o problema de perto a fim de preservar os servidores de falsas acusações por parte de superiores.As vacinas que foram enviadas para análise, fazem parte do estoque que são distribuídos nas unidades de saúde da cidade.

Outro lado – A Secretaria Municipal de Saúde se manifestou sobre o problema através de nota. Ela informou que "realmente houve uma alteração na temperatura da Câmara fria, por problemas do equipamento. As vacinas já foram enviadas para análise para a Diretoria de Saúde de Araraquara, por questão de segurança. A previsão é de que amanhã a situação já esteja regularizada com o recebimento de novos lotes. Somente funcionários autorizados da Vigilância tem acesso a Câmara Fria".

Já sobre a situação de Márcia Pallone a nota explicou que ela é enfermeira concursada da rede municipal de saúde de São Carlos e por isso continua trabalhando na Vigilância, somente não responde mais pela chefia desta repartição.

SINDSPAM discorda - Em novo contato com os diretores do SINDSPAM, os mesmo contestam as informações passadas pela Secretaria de Saúde em relação a ex chefe de divisão da VIGEP. A mesma foi exonerada do seu cargo público em 2011 pelo fato do concurso que a aprovou ter sido impugnado pela Justiça. Este concurso era destinado à contratação de enfermeiros de PSF, Dentistas, Farmacêuticos e Terapeutas Ocupacionais.  O sindicato informa que recentemente saiu a decisão judicial sobre esse concurso, sendo a mesma favorável as pessoas afastadas, porém as mesmas ainda não teriam sido convocadas pela Prefeitura Municipal.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp