29/10/2015 às 20h19min - Atualizada em 29/10/2015 às 20h19min

No Senado, Lobbe pede providências para liberação da fosfoetanolamina sintética

Participando de audiência pública no Senado, na manhã desta quinta-feira (29), o deputado federal Lobbe Neto (PSDB-SP) reafirmou seu apoio e pediu providências ao Poder Executivo Federal sobre a liberação da substância fosfoetanolamina para tratamento de câncer, lamentando que o seu uso esteja submetido a disputas judiciais.

Lobbe destacou que já conversou sobre o assunto com o governador do seu estado, Geraldo Alckmin, e que vai solicitar o apoio da USP para que os laboratórios continuem à disposição atendendo às demandas daqueles que já utilizam a substância.

O deputado aproveitou para parabenizar o doutor Gilberto Orivaldo Chierice, que coordenou os estudos com a fosfoetanolamina, e cobrou para que o assunto não fique apenas no Senado. "Tivemos aqui uma excelente audiência, uma audiência da esperança, mas não podemos enfraquecer. Em meu terceiro mandato na Câmara Federal, já vi muitos assuntos não prosperarem, mas espero que este não fique apenas na realização desta audiência", cobrou.

Lobbe alertou que os pacientes com câncer não tem tempo para esperar. "Temos grupos fortes que jogam contra na questão da farmacologia, de laboratórios 'fortes' a até do exterior, como também algumas emissoras poderosas que fazem considerações contrárias aos nossos pesquisadores, preferindo comprar medicamentos de fora ao invés de apoiarem para que a descoberta da cura aconteça em nosso país. Vamos ter que enfrentar muitas coisas pela frente", disse.

O parlamentar ressaltou que, no momento, precisa ser visto como a USP pode produzir mais cápsulas para aqueles que já estão em tratamento ou que a Anvisa (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária) autorize um laboratório. "Seja através de Medida Provisória para ser mais rápido; por Decreto Legislativo;  ou até mesmo pelo Tribunal Superior Eleitoral, para que esta substância continue servindo essas pessoas, enquanto não se realize a parte clínica", finalizou Lobbe.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp