29/10/2015 às 18h48min - Atualizada em 29/10/2015 às 18h48min

Produção Jr Consultoria da UFSCar fica em segundo lugar no 1º Prêmio de Qualidade NUJ

A Produção Jr Consultoria, formada por estudantes do curso de Engenharia de Produção da UFSCar (Universidade de São Carlos), acaba de ficar entre as vencedoras do 1º Prêmio de Qualidade NUJ da universidade. A revelação da premiação foi realizada no último sábado (24), no auditório da universidade.

A equipe da Produção Jr Consultoria foi a segunda colocada nas categorias Modelo de Gestão e Projetos Externos. Segundo o vice-presidente da agência, Diogo Pio, os dois projetos inscritos são resultantes de atuações desenvolvidas neste ano com empresas clientes. Intitulado Gerir pessoas a fim de garantir motivação e desenvolvimento de competências, o projeto de Modelo de Gestão relatou a prática de equipe de Recursos Humanos, chamada Plano de Desenvolvimento Individual (PDI). "No case, foram expostos tanto a metodologia de trabalho e o tipo de informações coletadas, quanto os modelos de dados entregues aos membros sobre seu desempenho em relação ao trabalho em área administrativa e em projeto, ao longo de um semestre", explica Bruna Bettiol, diretora de gestão de pessoas da empresa júnior.

Já o case de Projetos Externos denominado Gerando resultados econômicos e organizacionais através da realocação de layout explorou os resultados de um projeto que visava a reorganização de máquinas e colaboradores de forma a otimizar fluxos de trabalho e possibilitar uma melhor organização do espaço produtivo. A consultoria redesenhou as áreas de estoque de matéria prima, solda e um estoque de produtos acabados.  Neste trabalho, os estudantes conseguiram demonstrar que uma reforma planejada pelo cliente era desnecessária e que, com as diretrizes propostas era possível promover reestruturação no espaço, gerando economias e melhorias na produtividade. "O cliente do projeto pretendia realizar uma reforma em seu galpão. O objetivo era ampliar 40m² para a fabricação de um novo produto. No entanto, após nossa orientação, concluiu-se que a reforma não seria necessária e, mesmo sem a ampliação, era possível repensar o espaço disponível de forma a tornar viável a fabricação do novo produto", demonstra.

Participaram da premiação cerca de 45 pessoas, membros de várias Empresas Juniores da UFSCar e professores. A avaliação dos projetos apresentados ficou por conta de três avaliadores: um representante da Fejesp (Federação das Empresas Juniores do Estado de São Paulo); uma representante do Núcleo Unesp e a professora doutora Marta Cristina Marjotta-Maistro, coordenadora do Núcleo de Extensão UFSCar-Empresa.

A Produção Jr Consultoria é uma empresa júnior prestadora de serviços em Engenharia de Produção e atua no mercado de São Carlos e região há 15 anos. Os projetos de consultoria disponibilizados em seu portfolio são divididos em quatro macro áreas: produção, qualidade, finanças e mercado. Atualmente, a empresa é composta por 34 membros, todos graduandos do curso de Engenharia de Produção da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos).

Sobre a Produção Junior Consultoria

A Produção Jr Consultoria está inserida em uma divisão do Movimento Estudantil chamada Movimento Empresa Junior. Empresas juniores são associações civis sem fins lucrativos, com fins educacionais. São formadas exclusivamente por alunos do ensino superior.

O objetivo primeiro das empresas juniores é promover a melhor experiência de mercado aos alunos graduandos na instituição à qual ela é vinculada. A experiência visa fomentar o crescimento pessoal e profissional do aluno membro, por meio do oferecimento de serviços de qualidade e a baixo custo ao mercado.

Hoje, segundo dados da Confederação Nacional Brasil Jr, são 236 empresas juniores espalhadas por todo território nacional, reunindo cerca de 11 mil estudantes e realizando a extraordinária marca de 2,5 mil projetos todos os anos, movimentando cerca de 13 milhões de reais.

O Estado de São Paulo reúne o maior número de empresas juniores do país. Um grupo de empresas mais sólidas e consolidadas se reúnem na Federação de Empresas Juniores de São Paulo (FEJESP). A federação conta com cerca de 30 empresas das áreas exatas, humanas e biológicas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp