27/10/2015 às 14h24min - Atualizada em 27/10/2015 às 14h24min

Ministério da Ciência aponta São Carlos como 3ª cidade mais inovadora

Um levantamento feito pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação apontou a cidade de São Carlos (SP) como o terceiro município do interior do Brasil que mais inova. Somente no ano de 2014 foram registradas 42 patentes.

O responsável pela classificação é o coordenador geral de serviços tecnológicos do Ministério, Jorge Mário Campagnolo, que comentou dos critérios usados para elaborar o ranking. "O conhecimento das instituições como as universidades e institutos, o setor empresarial e o governo tentando facilitar a questão para que esse processo ocorra", explicou.

Mas não basta a cidade criar condições para o desenvolvimento tecnológico se a cidade não tiver qualidade de vida. "Se nós queremos ser fértil em gerar conhecimento, nós temos que ter qualidade de vida, não só para ter a cuca fresca, mas também no sentido e fixar pessoas qualificadas nos locais", completou.

Projeto
Uma das pesquisas que colaborou para a classificação da cidade veio da Universidade de São Paulo (USP) e consiste em identificar e capturar só a espécie que você quiser de inseto. O projeto pode ajudar no combate ao mosquito da dengue, ou com pragas agrícolas "Nossa pesquisa consiste em capturar sinais de diferentes espécies e ai criar um sistema que analisa esses sinais. Fazemos o reconhecimento à partir disso", falou o pesquisador em sistemas de reconhecimentos ICMC/USP, Gustavo Batista.

As contagens realizadas pelo sensor podem ser conectadas em um smartphone, que poderá informar o número de insetos, por exemplo, Aedes aegypti tem em sua casa e saber se aumentou ou diminuiu a quantidade do mosquito. "Caso tenha aumentado esse aplicativo poderia dar sugestões para realizar um controle melhor", falou o pesquisador em sistemas de reconhecimento, Vinícius Souza.

O ParqTec, que é a primeira incubadora da América Latina é um bom exemplo da geração de negócios. Ele abriga empresas que acabaram de nascer e também quem já está firme no mercado. Atualmente são 26 empresas em dois prédios. No futuro, o espaço terá lugar para mais 25 empresas.  "São Carlos hoje é uma cidade privilegiadas, reconhecida no Brasil inteiro como pólo tecnológico. Tem uma demanda de empresas que querem vir de fora ou empresas daqui que querem se instalar em um lugar nobre", disse o presidente do Parqtec Sylcio Goulart Rosa.

E a rede de inovação deve aumentar "Tem um fluxo bastante grande de alunos e temos oportunidade de pegar um dos melhores alunos que saem da formação do segundo grau, então temos a oportunidade de trabalhar com as melhores mentes e temos uma concentração de vários doutores e pesquisadores e isso beneficia. Quando tem várias dessas pessoas trabalhando juntos é que surge a oportunidade de ter boas idéias e trabalhar nelas", completou Batista.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp