23/10/2015 às 16h08min - Atualizada em 23/10/2015 às 16h08min

Câmara Municipal e CPP realizam homenagens e enaltecem papel de educadores

Em solenidade presidida pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Lucão Fernandes (PMDB), realizou-se na última quinta-feira (22), no Teatro La Salle, a entrega oficial do Troféu Professor João Jorge Marmorato à "Professora do Ano de 2015", Natalícia Medrado Costa, do Troféu Benedicta Stahl Sodré ao "Professor Emérito do Ano",Jamir Florisberto Dias Guillen, e do Troféu Palmiro Menucci ao senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que esteve acompanhado da esposa Gladys. As honrarias foram atribuídas pelo Centro do Professorado Paulista (CPP) em reconhecimento aos serviços prestados à Educação.

Também receberam homenagem especial da entidade de classe os professores Ledercy Gigante de Oliveira, Marilene Cunha Petroni, Paulo Edson Mazzei, Ulysses Ferreira Picolo e Vanda Biazi. A cerimônia contou com presença do presidente regional do CPP, professor Azuaite Martins de França. Prestigiaram a solenidade o prefeito Paulo Altomani, o juiz de Direito André Luis de Macedo, a Profa.Dra. Heloisa Araújo (representando a reitoria da Universidade Federal de São Carlos), o secretário municipal de Educação, Douglas Marangoni dos Santos e os vereadores Maurício Ortega (PSDB) - orador oficial - Antonio Carlos Catharino (PTB), Laíde Simões (PMDB) e Walcinyr Bragatto (PV).Também estiveram presentes Jaci de Biagi Menucci, Leila Leal ( representando a diretoria regional de ensino) e Irmão Moisés Oliveira, do Colégio La Salle.

Regulamentada pela Lei Municipal No. 13.211 de 18/9/2003, a realização da sessão solene anual premia professores eleitos entre docente em exercício, aposentado e personalidades de atuação nacional.

O vereador Maurício Ortega em seu discurso de saudação aos homenageados destacou que para o Poder Legislativo Municipal, o evento "demonstra o quanto nossa cidade é privilegiada no campo da educação e do ensino e traduz com fidelidade o sentimento de gratidão e de profundo respeito de toda a coletividade são-carlense para com o professorado".

Natalícia Medrado Costa, a Professora do Ano, especialista em Alfabetização e formada em Magistério, Pedagogia, História e Geografia, desenvolveu trabalhos na área administrativa na Escola Técnica Paulino Botelho, lecionou na Escola Estadual Archimedes Aristeu Mendes de Carvalho, Colégio Objetivo e foi coordenadora por 4 anos na EMEB Professor Afonso Fioca Vitali. Aposentada, segue trabalhando como professora efetiva nas redes municipais de ensino de São Carlos e Ibaté.

Jamir Florisberto Dias Guillen (Ticão), Professor Emérito do Ano é formado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Fundação Educacional São Carlos  com especialização  em Metodologia e Didática do Ensino pelas Faculdades Claretianas. Em fevereiro de 1984 ingressou como professor de Educação Física no Colégio La Salle São Carlos, ministrando aulas nas séries de educação infantil, ensino fundamental I e II e ensino médio.Desde 2007 é professor de educação física no Instituto de Filosofia de São Carlos.Como atleta, representou São Carlos na modalidade de atletismo em campeonatos regionais e nacionais.

O Professor Doutor Cristovam Buarque, Prêmio Palmiro Menucci 2015, é Senador da República pelo Distrito Federal. Engenheiro mecânico com doutorado em Economia pela Sorbonne é professor da Universidade de Brasília (UnB) onde profere aula no Centro de Desenvolvimento Sustentável. Foi Reitor da UnB, Governador do Distrito Federal (entre 1995 e 1998), quando implantou o Programa Bolsa Escola e posteriormente eleito senador pelo Distrito Federal em 2002. Entre 2002 e 2004 foi Ministro da Educação, período em que anunciou a criação do Curso de Medicina da Universidade Federal de São Carlos e recebeu o título de Cidadão Honorário do Município. Concorreu à Presidência da República em 2006 e foi reeleito senador em 2010. É autor de 33 livros (sobre Economia, História, Sociologia e Educação), além de livros de ficção, inclusive três infantis.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp