21/10/2015 às 17h17min - Atualizada em 21/10/2015 às 17h17min

UFSCar inaugura Observatório Astronômico com observações celestes, exposição de meteoritos e concerto para as estrelas nesta sexta-feira

Sabiá Imagens Aéreas

Nesta sexta-feira, 23 de outubro, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) inaugura seu Observatório Astronômico, localizado na área Norte do Campus São Carlos, e a Praça da Ciência. A cúpula do Observatório será aberta e o telescópio principal – com 30 centímetros de abertura – receberá sua primeira luz.

Para marcar a ocasião, a Orquestra Experimental da Universidade fará uma apresentação especial, com repertório preparado para um "Concerto para as Estrelas", que terá músicas relacionadas à temática da Semana e, especialmente, à Astronomia e à exploração espacial. A apresentação acontecerá na Praça da Ciência, espaço construído em frente ao Observatório para receber eventos de divulgação científica na Universidade.

O evento terá início às 18 horas, e contará com a presença do Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, e do Deputado Ivan Valente, além de outras autoridades locais.
O Observatório recebe também nesta semana a exposição "Meteoritos: Pedaços do Céu", que reúne dezenas de amostras de meteoritos recolhidas em todo o mundo. A exposição conta com os principais tipos de meteoritos, entre eles um fragmento do meteorito encontrado na cidade de Uruaçu, no interior de Goiás. Os visitantes poderão tocar e se surpreender com a peça de mais de 9 kg composta quase que inteiramente de ferro e níquel. Outro destaque é um fragmento do meteorito que caiu na cidade russa de Cheliabinsk, em fevereiro de 2013, além de pequenas amostras de meteoritos lunares e marcianos. Completando os destaques do acervo está o cristal Tiuterra, produzido pelo Fórum Espacial Austríaco, que contém amostras minerais de vários locais do planeta, desde o platô antártico até o leito do Oceano Atlântico.

Os visitantes poderão ainda conhecer a instalação "Memórias de um Carbono", que proporcionará uma aventura interativa pelo tempo e pelo espaço, onde é possível acompanhar a trajetória dos átomos de carbono pelo Universo, desde sua gênese no interior de uma estrela até sua chegada ao nosso planeta depois de bilhões de anos.

O público poderá conhecer mais de perto estrelas, nebulosas, planetas e outros objetos celestes, e, para permitir a imersão dos participantes, são utilizados vídeos, sensores de movimento e projeções que simulam uma missão espacial. As exposições ficam abertas ao público de 20 a 23 de outubro, das 14 às 18 horas, no Observatório Astronômico da UFSCar. Haverá também observações noturnas com telescópios complementares colocados no terraço do Observatório nos dias 20, 21 e 22. Em caso de tempo nublado ou chuvoso, as observações serão canceladas.

O edifício do Observatório Astronômico da UFSCar foi construído com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), de emenda parlamentar do Deputado Ivan Valente, e recursos próprios da Universidade. Já os equipamentos foram adquiridos com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Programa de Extensão Universitária (ProExt) e também da Finep, por meio de projetos submetidos por docentes do Departamento de Física da Universidade.

SNCT
De 19 a 23 de outubro, acontece em todo o Brasil a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, iniciativa coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação que, desde 2004, busca aproximar a população do conhecimento científico e tecnológico e das instituições de CT&I. Neste ano, o tema da Semana é "Luz, Ciência e Vida", em alusão ao Ano Internacional da Luz, celebrado em 2015.

A UFSCar, sob a coordenação do Vice-Reitor, Adilson de Oliveira, preparou uma programação especial para a Semana. A organização é liderada também pela Coordenadoria de Projetos Especiais da Pró-Reitoria de Extensão, liderada pela docente Mirela de Oliveira Figueiredo, e pela Fundação de Apoio Institucional (FAI), com envolvimento de diversos outros setores da Universidade envolvidos com esforços de disseminação do conhecimento.

Além da inauguração do Observatório, a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na UFSCar – elaborada em parceria também com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) – tem exposições, mostras de CT&I, palestras, mesas-redondas, minicursos e apresentações culturais.

A programação completa está disponível no Portal da UFSCar, em www.ufscar.br, e outras informações também podem ser acessadas emwww.facebook.com/semanaUFSCar.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp