20/10/2015 às 10h39min - Atualizada em 20/10/2015 às 10h39min

IFSC/USP apresenta Programa “Ciência às 19 Horas”

Ouvindo as ondas de rádio do Universo: O Projeto LLAMA

O Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) recebe nesta terça-feira  (20 às 19 horas, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas, mais uma edição do programa "Ciência às 19 Horas", desta vez com a presença do Prof. Dr. Jacques Lépine, docente e pesquisador do Instituto de Astronomia,  Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG/USP), que apresentará a palestra "Ouvindo as ondas de rádio do Universo: O Projeto LLAMA".

Durante séculos aprendemos muito sobre o Universo, observando os corpos celestes: primeiramente a olho nú e posteriormente com telescópios. A luz visível que os astros nos enviam contém informações muito preciosas.

No entanto, nas últimas décadas, os desenvolvimentos tecnológicos têm permitido estudar o Universo através de outros tipos de radiação emitida pelos corpos celestes, como raios gamma, raios X, radiação infravermelha e ondas de rádio.  Desde a década de 1930 os radiotelescópios têm ajudado os cientistas a desvendar mistérios do cosmos através das ondas de rádio, que seriam indecifráveis por outros métodos.

Nos próximos anos, deve-se esperar muitas outras surpresas com o Projeto LLAMA (Large Latin American Millimeter Array), que está sendo desenvolvido por cientistas do Brasil e da Argentina  para a  instalação de um radio-telescópio com antena de 12m de diâmetro nos Andes argentinos, a 4800 m de altitude, para estudar o Universo em ondas de rádio milimétricas e sub-milimétricas.

O projeto encontra-se em andamento e a instalação deve ser completada em 2016. Apesar de trabalhar a maior parte do tempo como um único radiotelescópio, o projeto LLAMA também realizará experimentos ditos "de interferometria", com outros radiotelescópios.  O radiotelescópio visa atender uma comunidade ampla, com objetivos científicos diversificados, tais como física solar, mapeamento de nuvens moleculares, estrutura da Galáxia, Astrometria e Cosmologia.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp