13/10/2015 às 23h49min - Atualizada em 13/10/2015 às 23h49min

Games, oficina, exposições e demonstrações de física e robótica: participe de mais de 24 horas de muita ciência na USP São Carlos

Sábado, dia 17 de outubro, é dia de se divertir na USP São Carlos programando games, assistindo a filmes, participando de oficinas e de demonstrações no show da Física, visitando exposições fotográficas e conhecendo projetos da área de robótica e automobilística. Todas as atividades são gratuitas, não demandam inscrição prévia e fazem parte da Virada Científica da USP, um grande evento que vai mobilizar unidades de ensino e pesquisa da Universidade durante 24 horas.

Os que curtem games terão a oportunidade de experimentar como é desenvolver jogos durante a atividade coordenada pelo grupo Fellowship of the Game e pelo professor Fernando Osório. A ideia é que os participantes permaneçam no laboratório 1-004 do ICMC, no bloco 1, durante cerca de uma hora dedicando-se a resolver alguns desafios propostos pela Hora do Código. Para participar, não é necessário ter qualquer conhecimento prévio sobre programação, mas é preciso ter mais de 16 anos. O público poderá, ainda, escolher a hora mais adequada para realizar essa atividade, que começará a partir das 9 horas do dia 17 e vai acontecer ininterruptamente até as 9 horas do dia 18.

Agora responda: você já viu uma moeda que não seja redonda? Aliás, existe um motivo para que elas sejam redondas? Já viu uma bicicleta com rodas quadradas ou uma broca que faça um furo quadrado? E a lei do impedimento, você sabe o que é? Essas são algumas perguntas que o professor Leandro Aurichi pretende responder no Seminário de Coisas Legais, edição especial Figuras Estranhas, que acontecerá às 13h13 no auditório Fernão Stella Rodrigues, no bloco 6 do ICMC, dia 17.

Haverá, ainda, uma programação especial para os amantes da sétima arte. Serão duas sessões de cinema no ICMC: uma com o filme "Ex-machina", às 14h30, e outra com o filme "Dimensions", às 17 horas. Depois da exibição de cada filme, haverá um debate coordenado por professores do Instituto. Após "Ex-machina" (não recomendado para menores de 14 anos), o bate-papo coordenado pelo professor Francisco Rodrigues abordará a questão dos robôs, da inteligência artificial e do Teste de Turing. Já depois de "Dimensions", o foco da conversa coordenada pela professora Márcia Federson será a matemática.

Às 20 horas, o Cineclube CDCC exibirá, em seu auditório, o premiado filme "Um Gosto de Mel", que fala sobre o papel da mulher na sociedade, o racismo e a diversidade sexual. Também às 20 horas, o Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) vai apresentar episódios da série "Black Mirror".

Para os interessados em robótica e automobilismo, a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) vai expor os resultados de diferentes projetos a partir das 14 horas no Espaço Primavera e no térreo do E-1. Os participantes da Virada poderão acompanhar o futebol de robôs doWarthog Robotics e interagir com o robô do Semear -  Soluções em Engenharia Mecatrônica e Aplicação na Robótica, bem como conhecer o protótipo e peças do carro elétrico de corrida do EESC-USP Tupã, do EESC-USP Baja SAE e do EESC-USP Formula SAE.

Os apreciadores da arte podem conhecer melhor os trabalhos de Candido Portinari na exposição "Portinari - Arte e Meio Ambiente", promovida pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC). As 26 réplicas das obras do artista podem ser visitadas até o dia 23 de outubro, no Teatro Municipal de São Carlos, e estão divididas nos módulos temáticos: "O Ser Humano e sua relação com o espaço em que vive", "Água: fonte da vida", "Uso dos recursos minerais", "A preservação das florestas e dos animais" e "O equilíbrio entre os seres humanos".

A exposição de fotografia e poesia "Faces", de Casimiro Paschoal da Silva, é composta de retratos em branco e preto, coloridos e poesias que relatam a relação do autor com suas raízes africanas e o imaginário de uma população sofrida pela história de guerrilhas, que podem ser vistos na  Biblioteca do IFSC até o dia 30 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas, e aos sábados, das 9 às 12 horas.

O Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) apresenta a exposição fotográfica "Luz Oblíqua" de Manoel Siqueira, das 20 às 22 horas. A Astronomia também se destaca nas atividades do Centro com a realização da palestra A chuva de meteoros Orionídas, que acontecerá às 21 horas, no Observatório.

O IAU promoverá as oficinas "Desenho digital com projeção simultânea", às 19 horas, e "Grafite Digital", às 20 horas. Relacionadas aos temas, serão realizadas uma demonstração às 15 horas, no laboratório digital do Instituto, e uma exposição de maquetes com fabricação digital feita por alunos, que poderá ser visitada nos dias 17 e 18. A última oficina do IAU "Caderno de desenho digital", na qual serão desenvolvidos desenhos de observação durante percurso no Campus de São Carlos, acontecerá na manhã do domingo dia 18, às 8h30.

Já um "Treinamento em Base de Dados na Área de Educação" será promovido às 10 e às 15 horas, na Sala de videoconferências da Biblioteca da EESC, e englobará o Portal da CAPES, Educ@ e Portal MEC para professores do ensino médio de São Carlos e região.

A física marca presença na programação com a realização em três horários do Show da Física: às 9, 15 e 19 horas. O IFSC apresentará demonstrações de experimentos e palestras com professores do Instituto na Sala do Conhecimento, que fica no prédio dos Laboratórios de Ensino de Física.

Nesta segunda edição, a programação da Virada Científica inclui mais de 150 eventos que serão realizados também nos campi de São Paulo, Santos, Ribeirão Preto, Pirassununga, Bauru, Lorena e Piracicaba. Além disso, marca a participação da USP na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e que agrega programações especiais de popularização da ciência em todo o País.

Para a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP, Maria Arminda do Nascimento Arruda, "é papel da Universidade pública levar aquilo que ela produz e pesquisa para todos, e um evento como esse permite que isso seja feito de maneira informal, divertida e interativa, o que só ajuda a aumentar o interesse e o entendimento das pessoas sobre o tema".

A programação completa da Virada Científica pode ser consultada no site http://www.viradacientifica.prceu.usp.br/ e também na página do evento no Facebook. Para ver a programação no Campus de São Carlos, acesse: http://www.prefeitura.sc.usp.br/boletim_informegeral/pdf/virada_cientifica_2015_campus.png.

Por Suzana Xavier, da Assessoria de Comunicação da Prefeitura do Campus, e Denise Casatti, da Assessoria de Comunicação do ICMC, com informações das unidades e do Grupo Coordenador de Cultura e Extensão do Campus e da Assessoria de Imprensa da USP


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp