09/10/2015 às 09h24min - Atualizada em 09/10/2015 às 09h24min

CONSEG se reúne e promove palestra sobre Registro Digital de Ocorrência

Em reunião no dia 05 de outubro, o CONSEG São Carlos promoveu palestra sobre Registro de Ocorrências Policiais pelo Delegado Edmundo Ferreira Gomes, titular da Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (DISE) de São Carlos.

Nos primórdios as ocorrências eram anotadas em livro de registro de queixas, que foi abolido em 1956 e substituído pelo recém-criado boletim de ocorrência (Dec. 25410 de 30/01/1956) em formulário datilografado e amplamente conhecido por sua cor amarela.

O boletim de ocorrência é o documento utilizado pelos órgãos da Polícia Civil para o registro da notícia de um crime, constituindo o registro oficial das unidades de Polícia Judiciária, onde são narrados os fatos típicos e atípicos referentes à ocorrência. Em seu conteúdo destaca-se o preâmbulo, onde consta a Unidade Policial, a natureza da ocorrência, o local, a data e a hora do fato e a hora da comunicação; o corpo, nele constando a descrição e a identificação das partes, descrição de veículos, armas ou objetos relacionados; o histórico, que é a notícia do crime com a descrição do fato: o que, onde, quando, como, por que, quem e, finalmente, os apêndices que registram as diligências acessórias como comunicações, requisição pericial, auto de exibição e apreensão, auto de entrega e os ofícios pertinentes.

Diferentemente do Boletim de Ocorrência registrado na Unidade que tem numeração sequencial e é lançado em livro próprio, o BEO tem numeração unificada no DIPOL (Departamento de Inteligência da Polícia) que é o órgão receptor e difusor que remete respectivamente às Unidades de base territorial.

Hoje, com a facilidade da Internet, a Delegacia Eletrônica, onde se faz o BEO possibilitou que mais registros fossem feitos através dessa modalidade. Além da página da Polícia Civil (www.policiacivil.sp.gov.br) está disponibilizado o telefone de contato: 0 xx 11 3311-3882.

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo o Disque Denúncia – 181 e no endereço eletrônico da Polícia Civil, o Web Denúncia. As ocorrências que são contempladas tanto no Disque Denúncia como na Web Denúncia são: homicídio doloso, latrocínio, roubo de veículo, outros tipos de roubo, furto de veículo, tráfico de drogas, procurados e sequestro.

Com a disponibilização desses serviços na Internet, espera a Polícia Civil maior rapidez e agilidade no atendimento à população.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp