04/10/2015 às 12h25min - Atualizada em 04/10/2015 às 12h25min

Escolas estaduais de São Carlos e Ibaté recebem livros doados pela FAI•UFSCar

A dirigente Regional de Ensino Débora Gonzales Costa Blanco, e representantes de 21 escolas estaduais de São Carlos e região estiveram na Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) nesta sexta-feira, 2 de outubro, para receberem 1.554 livros. A doação foi uma retribuição ao apoio que as escolas prestaram para a realização da 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). As escolas serviram de alojamento para delegações de alunos e professores de outros Estados.

Cada uma das 21 escolas recebeu 74 livros de literatura. Os títulos, como O Senhor dos Anéis, Harry Potter, A menina que Roubava livros e Jogos Vorazes, foram escolhidos pelos próprios alunos. Para Débora, a universidade está atendendo ao interesse manifestado pelos próprios alunos. "O mais importante de tudo é que nós temos as nossas salas de leitura e esses livros serão muito bem-vindos porque vão fazer parte do nosso acervo", destacou.

Segundo a diretora executiva da FAI Lourdes de Souza Moraes, a escolha de títulos mais próximos à realidade das crianças e adolescentes é positiva por atrair o interesse dos alunos para a leitura. "Acredito que a leitura começa por livros da literatura corrente para que um dia eles possam chegar a ler Machado de Assis, por exemplo".

O vice-reitor da UFSCar Adilson de Oliveira, explica que a doação foi um compromisso estabelecido antes da SBPC. Para ele, os livros são capazes de inspirar e mudar a vida das pessoas. "Eu costumo citar o astrônomo Carl Sagan, que dizia que o fato do ser humano ser capaz de escrever um livro era a prova de que fazemos milagres. Através deles as pessoas podem conhecer outros mundos e lugares, então eu acho que é muito importante a gente participar disso".


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp