24/08/2015 às 21h26min - Atualizada em 24/08/2015 às 21h26min

Fotógrafa de São Carlos encantou internautas com ensaio do “Pequeno Príncipe”

Com mais de três mil compartilhamentos, a qualidade das fotos e a simplicidade de criança, farão com que ensaio vire exposição e livro fotográfico

"Para aprender, temos que nos transformar"! E foi assim que o pequeno Arthur Nunes, de cinco anos, se transformou em sorrisos e encantos no ensaio clicado pela fotógrafa formada em São Carlos Mari Merlim. Essa, aliás, é uma das frases impactantes do clássico da literatura infantil "O Pequeno Príncipe", que marcou a sequência de imagens que movimentou as redes sociais, blogs e toda a mídia do país, contando a história caracterizada por uma criança de cinco anos vestida como manda o figurino da obra.

Com mais de 21 "likes" no facebook e mais de três mil compartilhamentos, Mari Merlim explicou como foi o processo para a realização do ensaio, que futuramente poderá virar exposição e até mesmo um livro fotográfico a serem divulgados em todo o mundo. "Já havia lido algumas vezes o livro e, toda vez que o leio, fico encantada com a mensagem da obra sobre a simplicidade da vida e o verdadeiro valor das coisas. No meu trabalho com fotografia, carrego essa mensagem como essência do que faço e o ensaio fotográfico veio como uma materialização disso tudo em forma de arte", disse a talentosa fotógrafa. Ela reforça que queria apresentar, sob o seu ponto de vista, o que sente em relação à obra, além de homenagem ao autor. "Por isso, quando pensei no ensaio, imaginei uma criança que interagisse com a obra e que tivesse esse perfil 'curioso e  'encantado' do próprio personagem. Lembrei do Arthur, porque sua mãe, já tinha me falado dele e fiquei intrigada" explicou. O Pequeno Príncipe escolhido, então, teve tudo a ver com o fato de ele ter uma personalidade 'encantadora'. "Queria que ele fosse cativante e acho que o momento em que vivemos hoje, falando mais abertamente a respeito da representatividade negra na história, a discussão frequente sobre o empoderamento do negro e sua força, fez com que, naturalmente, o nosso principezinho Arthur ganhasse um significado muito especial", salientou Mari.

E para a mãe Katia Nunes, que ganhou fama com o seu primogênito, todo ensaio foi uma brincadeira cheia de poesia. "O Arthur ouviu O Pequeno Príncipe ainda no meu ventre, pois eu li todo o livro em voz alta antes dele nascer e, no ano passado, lemos o livro novamente", disse a mãe afirmando que o filho tem muita sensibilidade, além de ser extremamente carinhoso e respeitoso.  "O ver correndo nas dunas, rindo de se acabar, com o cachecol ao vento me deixava cada dia mais apaixonada. O resultado foi incrível , emocionante e tocou na alma de todos, e não poderia ser diferente, pois  a fotógrafa  também o conquistou durante o ensaio", falou.

Mari, que estudou fotografia e é graduada em Cinema pela Universidade Federal de São Carlos, a UFSCar, disse que o diferencial deste ensaio, é o que ele representa para milhares de pessoas que se encantaram com o trabalho. "Não foi produzido para agradar uma pessoa ou público específico. Produzimos para compartilhar uma mensagem para o maior número de pessoas possível. Uma mensagem dita há muito tempo e que permanece muito atual", disse. A história, segundo ela, mostra a saudade do que já fomos e o desejo de sermos outra vez. "É uma vontade de ser simples, embora a vida nos pressione a complicar todas as relações", fala.

Recentemente, Mari se mudou para Florianópolis-SC e disse que a escolha do local do ensaio, as dunas, também teve tudo a ver. "O próprio autor, Antoine de Saint-Exupéry ,passava por Florianópolis durante suas viagens e o local que escolhi para fazer o ensaio tem uma representação até mesmo poética no trabalho, pois se trata de um local aberto, "desértico" e vazio, com uma criança interagindo com o mundo", comentou. A beleza paradisíaca das enormes dunas vazias só veio então, a complementar a mensagem da simplicidade das coisas.

E em meio a tantas coincidências para a sessão que gerou 40 imagens, será lançado, neste mês, nos cinemas de todo o mundo, o filme "O Pequeno Príncipe". "O trabalho não foi realizado pensando nisso, mas acabou sendo uma ótima coincidência", finalizou Mariana.

Sobre a profissional

A fotógrafa Mari Merlim nasceu em São Paulo e estudou Fotografia e Cinema. Ela encontrou, no retrato das pessoas, a fotografia que mais ama produzir. "Ela me permite dizer como eu vejo cada um e como cada um pode ser e se transformar. Trabalho com fotografia infantil há cinco anos e sou apaixonada por captar o olhar infantil sobre o mundo, suas curiosidades, seu desenvolvimento e crescimento. Meu trabalho é o meu olhar sobre o mundo, sobre a vida e sobre esperança", finalizou.

Atualmente Mari também é sócia-proprietária das empresas de fotografia Attraversiamo, junto a fotógrafa Tati Zanchelli e Picnik Baby Photos.

O ensaio pode ser conferido através dos links:

https://www.flickr.com/photos/marimerlim/

https://www.facebook.com/picnikbaby


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp