28/03/2015 às 16h03min - Atualizada em 28/03/2015 às 16h03min

Uma bela história mostra a solidariedade no ato de doar sangue

Aposentado de 69 anos doa pela última vez antes de completar 70 anos; Banco de Sangue da Santa Casa amplia horário de coleta na próxima quarta-feira

O doador Norberto Carias dos Santos, o Nono do Big Brother realizou na manhã desta sexta-feira, 27, sua última doação ao Banco de Sangue da Santa Casa de São Carlos, antes de completar 70 anos. Ele, que vem sendo doador há 25 anos, pelo menos duas vezes ao ano, por se tornar septuagenário, não poderá mais exercer solidariedade; tendo em vista a limitação etária da Organização Mundial de Saúde (OMS), que preconiza como idade máxima para doação 69 anos.

Nono contou que começou a doar sangue por conta de cirurgias de amigos, quando as famílias pediam doadores para auxiliar na reposição do estoque sanguíneo do hemocentro.

Mas, com o tempo percebeu que sua ação de solidariedade colaborava com o próximo, independente se esse próximo era alguém conhecido. "Sempre tive pressão arterial alta, mas percebi que com as doações a sensação de leveza e de bem-estar contribuía para a minha saúde. Nesse caso ganham os dois lados", resumiu Nono, ao ressaltar, que o que vale é o sentimento de amor e carinho para quem necessita de cuidado.

O horário de doação do Banco de Sangue da Santa Casa de São Carlos será ampliado na próxima quarta-feira, 1º de abril, na perspectiva de atender a doadores que não podem colaborar no período diurno. A coleta de sangue irá funcionar também no final de tarde, das 17h30 às 19h30.

Tradicionalmente, o horário de funcionamento do Banco de Sangue é das 07h30 às 12h, de segunda-feira a sábado. Vale reforçar que o setor trabalha com coleta agendada de sangue no período da tarde. O doador liga definindo o horário mais adequado para fazer a doação.

FACILIDADE - A Santa Casa estabeleceu parceria com o estacionamento Paraki, localizado na Rua Paulino Botelho de Abreu Sampaio, 672 (na frente da Santa Casa), para a utilização gratuita do estacionamento pelos doadores ao hemocentro do hospital.

As pessoas poderão estacionar durante o período da doação, basta que levem o comprovante do estacionamento a recepção do Banco de Sangue, o qual será carimbado e certificando a isenção da taxa a ser paga pelo tempo do procedimento.

Outras informações pertinentes à doação podem ser adquiridas pelo telefone 3509 1230.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp