19/03/2015 às 10h35min - Atualizada em 19/03/2015 às 10h35min

Fauna silvestre: Exposição no CDCC-USP sobre conservação da biodiversidade ambiental

Mostra conta com painéis que contextualizam a interação da fauna com o ambiente natural e urbano, além de animais taxidermizados. O público pode interagir por meio de jogos, sons e imagens

Você realmente conhece a biodiversidade da fauna da área de conservação ambiental a que sua cidade pertence? E se preocupa efetivamente em pensar em ações que possam ajudar a preservá-la?

Como base em questões como essas, foi criada a exposição temática itinerante gratuita "Bicho: quem te viu, quem te vê!" sobre a conservação da biodiversidade com ênfase na ecologia da fauna silvestre da região Central do Estado de São Paulo, fruto de um projeto do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) do Campus USP de São Carlos, com apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária.

A exposição foi inaugurada oficialmente, no último dia 6, pela professora Maria Arminda do Nascimento Arruda, Pró-Reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP. Ela afirmou ser "sumamente importante um projeto como esse, pois não só altera toda a questão da difusão da cultura e da ciência, como trata de um tema central sensível do mundo contemporâneo: a questão do meio ambiente".

A mostra estabelece ações de intercâmbio com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e unidades de conservação, como Instituto e Fundação Florestal da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, que desenvolvem trabalhos na área de educação ambiental para fortalecer ações relacionadas à conservação da biodiversidade regional.

De acordo com Silvia Aparecida Martins dos Santos, Especialista em Laboratório do setor de Biologia do CDCC e coordenadora do projeto, "a exposição tem foco na área de divulgação científica com o objetivo de levar esta discussão da perda da biodiversidade da fauna de nossa região para além do CDCC. Ou seja, a ideia é transformar as informações de pesquisas científicas em uma linguagem mais acessível e fazer a questão chegar à comunidade, que muitas vezes desconhece a importância das áreas de conservação mais próximas".

A exposição ocupa cerca de 100 m² e conta com painéis que contextualizam a interação da fauna com o ambiente natural e urbano, além de animais taxidermizados. O público pode interagir com a mostra por meio de jogos, sons e imagens, propiciando a inclusão sociocultural em discussões sobre temas relacionados à biodiversidade e suas implicações devido à expansão da ocupação urbana.

Depois do CDCC, a mostra itinerante já tem uma agenda pré-definida, que deve incluir locais como o Shopping de São Carlos, a cidade de Itirapina, o Parque Estadual de Vassununga em Santa Rita do Passa Quatro, o Parque Estadual de Porto Ferreira e o Horto Florestal em São Paulo. Também vai integrar a 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada de 12 a 18 de julho, na UFSCar, em São Carlos.

O Diretor do CDCC, Valter Líbero, destaca que "a exposição está sendo lançada para a conscientização da população, uma vez que pretende chamar a atenção para a problemática de que o espaço urbano está invadindo áreas não urbanas, o que traz consequências terríveis para os animais, além de interferir em nossa qualidade de vida". Esse questionamento também tem mobilizado pessoas do âmbito político administrativo a tomarem uma série de medidas para sinalizar melhor as nossas rodovias e avaliar a construção de algum tipo de ponte apropriada para os bichos transitarem de um lugar para o outro nas estradas, complementa.

Referente à presença da Pró-Reitora, Líbero afirma que é uma forma de estimular o CDCC a continuar desenvolvendo atividades relevantes de extensão universitária e de compartilhar a alegria ao ver esse e outros projetos de destaque concretizados.

Um dos principais públicos que deve comparecer à mostra deve ser as escolas de ensino fundamental e médio de São Carlos e região que frequentemente visitam os diferentes espaços do CDCC. No entanto, ela é aberta a todos os interessados e pode ser visitada até o dia 2 de abril, de terça a sexta-feira, das 8 às 18 horas, e aos sábados, das 9 às 12 horas, no CDCC, localizado na Rua 9 de julho, 1227, no Centro de São Carlos.

Bicho: quem te viu, quem te vê!

Quando: até 2 de abril, de terça a sexta-feira, das 8 às 18 horas, e aos sábados, das 9 às 12 horas

Onde: CDCC - Rua 9 de julho, 1227, no Centro de São Carlos

Entrada gratuita

Site: www.cdcc.usp.br

Tel.: (16) 3373-9772


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp