12/03/2015 às 15h51min - Atualizada em 12/03/2015 às 15h51min

Plataforma online gratuita criada por ex-alunos do ICMC facilita gestão de eventos

Ferramenta está sendo aprimorada a cada nova versão e possibilita criar crachás e certificados personalizados, além de gerenciar inscrições e pagamentos

Criar um site específico para um evento, gerenciar inscrições, receber pagamentos, elaborar crachás, controlar presenças e emitir certificados personalizados. Essas são algumas ferramentas disponibilizadas por uma plataforma online gratuita criada por ex-alunos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos.

"Nosso objetivo é reduzir o tempo que os organizadores de um evento gastam quando precisam lidar com as questões ligadas à tecnologia da informação, otimizando custos e recursos humanos", explica um dos criadores da plataforma, André Marcatto. Segundo ele, a ideia de lançar a ferramenta surgiu a partir da identificação de um problema: Vitor Pereira, na época aluno do ICMC tal como Marcatto, deparou-se com uma série de dificuldades ao organizar um evento para a empresa em que atuava, a ICMC Júnior. Logo, vislumbrou uma oportunidade: criar uma solução integrada para atender às demandas dos eventos científicos. Nascia, assim, nos corredores do ICMC, a VP eventos.

A jornada empreendedora de Marcatto e Pereira já completou três anos, tempo no qual várias versões da ferramenta foram lançadas. O foco dos sócios, agora, é adaptá-la para atender às necessidades de eventos corporativos e aprimorar a funcionalidade destinada ao gerenciamento financeiro. No caso específico de eventos em que são cobradas inscrições, a plataforma recolhe uma taxa de 10% sobre o valor de cada pagamento efetuado. Para efetuar esses pagamentos, os participantes podem optar pelo boleto bancário, por débito em conta corrente ou usar o cartão de crédito.

Fruto do ICMC – Para Marcatto, a VP Eventos não existiria se não fosse o ICMC: "Sempre que precisamos desenvolver algo para a nossa plataforma, procuramos mão-de-obra no Instituto". Ele cita o exemplo do ex-aluno Igor de Lorenzi Andrade, que cursou Ciências de Computação no ICMC, e criou o aplicativo para gerenciar frequência nos eventos. O aplicativo possibilita que, na entrada do evento, os organizadores façam a leitura do QR Code existente no crachá dos participantes e registre automaticamente sua presença.

Também faz parte da equipe da VP Eventos o estudante Ricardo Chino, que cursa Ciências de Computação no Instituto. "No ICMC você tem muitos talentos. Eu diria que 90% dos alunos são muito acima da média na parte técnica porque estudam muito e gostam do que fazem", completa Marcatto.

Ele adiciona outro importante ingrediente quando discorre sobre os diferenciais dos alunos formados no ICMC: "Um dos pontos fundamentais é a cidade em si porque aqui você tem muitas empresas de tecnologia." Segundo Marcatto, essas empresas possibilitam que os alunos encontrem facilmente um lugar para estagiar. "Tenho muitos amigos que não conheciam nada sobre aplicações móveis, conseguiram um estágio durante o próprio curso e, em seis meses, já estavam dominando o assunto", conta.

Mas a vontade de empreender, no caso de Marcatto, nasceu muito antes que ele sonhasse em estudar no ICMC. Quando tinha apenas 10 anos, ele já pensava em desenvolver algo novo no mundo da internet. "Ter um negócio meu e ver as pessoas usando a ferramenta que criamos é o máximo", finaliza.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp