A Prefeitura Municipal de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue firme no compromisso de oferecer cirurgias para a população. Iniciado no ano passado por determinação do prefeito Paulo Altomani, o mutirão de cirurgias eletivas já realizou mais de 9.711 procedimentos, incluindo as cirurgias ambulatoriais de catarata e pterígio.
Com reconhecimento do programa, a cidade ganhou credibilidade do Ministério da Saúde e da Secretaria do Estado da Saúde, que neste ano já repassaram mais R$ 2,9 milhões para o município, possibilitando a Santa Casa de Misericórdia investir em novos equipamentos. Hoje a cidade é referência em cirurgias de catarata, atendendo pacientes de cidades vizinhas que compõem a região coração, que englobam os municípios de Ibaté, Porto Ferreira, Ribeirão Bonito, Descalvado e Dourado.
Depois de aguardar cinco anos para colocar uma prótese no joelho, a moradora do Assentamento Nova São Carlos, Maria de Souza Cruz, está com cirurgia marcada para este mês. "Encontrei o prefeito e falei do meu problema, ele me orientou a procurar uma unidade de Saúde e oDepartamento de Regulação, Controle e Avaliação. Em três meses estou com todos os exames prontos e a cirurgia marcada, só tenho que agradecer."
De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Marcus Petrilli, os mutirões somados aos repasses, estão reduzindo as filas de espera, possibilitando a ampliação do acesso da população ao atendimento. "Desde a implantação do mutirão estamos reduzindo significativamente o tempo de espera dos pacientes para as cirurgias. Os repasses nos permite dar continuidade em um trabalho, oferecendo qualidade de vida para os pacientes que dependem do SUS.", concluiu o secretário.