30/09/2014 às 23h48min - Atualizada em 30/09/2014 às 23h48min

Programação de aniversário do Parque Ecológico envolveu atividades de conservação ambiental e animal

Durante todo setembro, mês no qual o Parque Ecológico "Dr. Antonio Teixeira Vianna" de São Carlos completou 38 anos, as atividades especiais, programadas em comemoração ao aniversário, foram um sucesso.

Foi o que informou o administrador do Parque, Fernando S. Magnani, no início desta semana, destacando que o foco principal das atividades foi a transferência de conhecimento, em várias áreas. "Desde a conservação ambiental e dos animais, com palestra sobre animais peçonhentos e as atividades sobre o cerrado brasileiro, até o enriquecimento do conhecimento dos servidores com palestras sobre primeiros socorros e sobre pesquisas realizadas no Parque Ecológico, em parcerias, como a pesquisa sobre onças pardas", descreveu.

Outros destaques foram os nascimentos dos filhotes de Anta e Mico Leão Dourado, ocorridos durante o mês, e a inauguração do novo recinto para a  exemplar fêmea de Tamanduá Mirim (Tamandua tetradactyla) Vitória.

Fernando S. Magnani lembrou a história de Vitória, vítima de ato de caça, com cortes profundos na cabeça e recuperada no hospital veterinário da instituição. "Cremos que antes de ser atacada ela perambulou por fragmentos remanescentes de cerrado em meio a extensas plantações na região de Porto Ferreira, onde morava, escapando de fogo e cães de fazendas que adoram caçar o lento Tamanduá Mirim", comentou.

Após meses de intervenção e cuidados extremos da Médica Veterinária, Ana Rita C. Salles e das tratadoras, Valdete A. M. dos Santos e Maria J. Pereira, a Tamanduá se recuperou, mas devido a sequelas e ao contato diário para tratamento, ela ficou muito mansa, não podendo voltar mais para a natureza. O novo recinto foi totalmente pensado para o bem estar do animal, com a colocação de troco oco natural e estrategicamente construído para receber o sol e sombra a tarde.

O Parque Ecológico "Dr. Antonio T. Vianna", fundado no dia 9 de setembro em 1976, fica à Estrada Municipal Guilherme Scatena, km 2, ou pelos telefones 16-33614456 / 33612429 ou pelo e-mail [email protected].


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp