28/09/2014 às 13h33min - Atualizada em 28/09/2014 às 13h33min

Cartórios eleitorais lacram urnas eletrônicas para votação em São Carlos

Reprodução EPTV

Os cartórios eleitorais de São Carlos (SP) começaram a lacrar as urnas eletrônicos, neste sábado (27), para as eleições do dia 5 de outubro. Segundo a chefe de cartório, Letícia Brumato, as máquinas receberam as informações sobre os eleitores e os candidatos e foram testadas. Todos os cartórios devem realizar esse procedimento até a véspera da votação.

A cidade tem dois cartórios e só um deles é responsável por mais de 290 urnas. Ainda segundo Letícia, em cada uma delas o processo de carregamento e lacração dura cerca de 10 minutos. "Como ela não tem nenhuma conexão com a internet, o trabalho é todo manual", explicou.

Depois de prontas, elas são guardadas em uma sala e só são encaminhadas para os locais de votação na véspera da eleição com reforço do policiamento. "Elas recebem um lacre especial enviado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, caso alguém tente tirá-lo, ele fica totalmente leitoso. Então dá para saber se aquela urna foi violada" contou Letícia.

Dentro de cada urna há um disco que vai armazenar os votos dos eleitores. Os dados também serão gravados em pen drives e cartões de memória. Se por acaso os terminais não funcionarem na votação, os mesários ainda vão poder recorrer ao procedimento do voto no papel.

A auxiliar administrativa do cartório Cristiane Yumioka contou que nas eleições gerais o trabalho é sempre mais demorado. "São mais opções de candidatos e cargos, assim são mais informações para colocar nas urnas. A gente também vai fornecer uma colinha para ajudar os eleitores no dia da eleição", afirmou.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp