26/09/2014 às 13h48min - Atualizada em 26/09/2014 às 13h48min

Situação do HE domina debates em audiência da saúde

A Câmara Municipal de São Carlos recebeu, nesta quinta-feira (25), uma audiência pública presidida pelo vereador Lucão Fernandes (PMDB) e realizada pela Secretaria Municipal de Saúde para apresentação de relatórios referentes ao 2º quadrimestre de 2014.

O secretário Marcus Alexandre Petrilli apresentou os dados e respondeu aos questionamentos dos vereadores e de entidades ligadas à área da saúde municipal. O debate ficou centrado na federalização do Hospital Escola e nos reflexos na saúde do plano de contenção de crise financeira da Administração Municipal.

Os vereadores presentes demonstraram preocupação com as medidas anunciadas pela Administração Municipal para conter a crise financeira e seus reflexos na área da saúde. Entre as medidas veiculadas recentemente na imprensa, está o fim do repasse de verbas municipais ao Hospital Escola. Petrilli informou que a Secretaria de Saúde ainda não tem uma definição a cerca das medidas e está acompanhando as reuniões do comitê de crise da prefeitura para que a população não seja penalizada.

O diretor técnico do Hospital Escola, Sérgio Luiz Brasiliano Lopes, defendeu a federalização da unidade, porém, alertou que sem o dinheiro da prefeitura o hospital torna-se inviável. "Sem a verba municipal, o HE fecha no próximo mês. Entendemos que a federalização é o caminho; mas para que ela se concretize, é fundamental que o hospital esteja em funcionamento".

Segundo Petrilli, o processo de federalização deve ser concluído até abril de 2015. Quanto aos repasses, o secretário demonstrou a preocupação da pasta com o caso e informou estar trabalhando para que, ao final do processo de federalização, não haja nenhum passivo para o município.

Além do secretário Marcus Petrilli, a Secretaria de Saúde esteve representada por integrantes de sua equipe técnica: Luciana Caldeira – Chefe de Gabinete; Michelle Miorin Libero – Diretora do Departamento de Gestão e Cuidado Ambulatorial; Wander Roberto Boneli – Diretor da Divisão de Avaliação e Controle de Auditoria Hospitalar; Izaulina Lurdes Alves Jacomazzi – Diretora Financeira e; Paulo Luchesi – Assessor Técnico de Orçamento.

Também estiveram presentes os vereadores Rodson Magno do Carmo (PSDB), Roselei Françoso (PT), Laíde Simões (PMDB), Ronaldo Lopes (PT), Sérgio Rocha (PTB), Cidinha do Oncológico (SD), Edson Fermiano (PR).


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp