25/09/2014 às 14h15min - Atualizada em 25/09/2014 às 14h15min

Dom Paulo Sérgio Machado recebe título de “Cidadão Honorário de São Carlos”

O Bispo Diocesano de São Carlos, Dom Paulo Sérgio Machado, celebrou os 25 anos de seu episcopado e recebeu o título de "Cidadão Honorário do Município" das mãos do presidente da Câmara Municipal, vereador Marquinho Amaral, nesta quarta-feira (24) em solenidade realizada na Catedral de São Carlos Borromeu.

A concessão do título foi oficializada pelo Decreto Legislativo No.747, de autoria do ex-vereador Roberto Mori Roda e aprovado por unanimidade na legislatura passada. A homenagem reconhece a relevante contribuição de Dom Paulo Sérgio às causas religiosas e sociais em São Carlos.

A cerimônia, ao final da Liturgia Eucarística em ação de graças, foi prestigiada pelo prefeito Paulo Altomani,pelo vice-prefeito Cláudio Di Salvo e pelos vereadores Walcinyr Bragatto, Laíde Simões, Rodson Magno do Carmo, Roselei Françoso e Ronaldo Lopes.Também estiveram presentes a ex-vereadora e ex-presidente da Câmara,Diana Cury, o ex-deputado Lobbe Neto e o representante do deputado Newton Lima Neto,Fabiano Castilho. Em breve pronunciamento, Marquinho Amaral declarou que ao atribuir o título de "Cidadão Honorário" o Poder Legislativo interpreta o sentimento da comunidade são-carlense que reconhece a atuação de D.Paulo Sérgio e enaltece a grandeza de seu trabalho pastoral.

Paz e Solidariedade - Dom Paulo Sérgio Machado, de 68 anos, é Bispo de São Carlos desde 2006. Natural de Patrocínio (MG), filho de João Olímpio Machado e Maria Rabelo, tem sete irmãos, um dos quais é seu irmão gêmeo, Padre  Sérgio Paulo Machado. Em 1957, ingressou no Seminário São José, em Uberaba, onde cursou o primeiro e o segundo graus.

É Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Divinópolis (MG) e Bacharel em Teologia pelo Instituto Central de Filosofia e Teologia da Universidade Católica de Minas Gerais. Ordenado Presbítero por Dom José de Almeida Batista Pereira, Bispo de Guaxupé, em Coromandel, em 8 de abril de 1972.

Exerceu, por dezessete anos, o ministério sacerdotal em Coromandel, entre diversos outros cargos. Cursou, por dois anos (1976 – 1977), na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, onde especializou-se em Teologia Pastoral; fundou a Cooperativa Habitacional de Coromandel quando construiu, em parceria com o governo do Estado, 200 casas para famílias carentes; promoveu, em convênio com a Universidade do Trabalho do Estado de Minas Gerais (Utramig), cursos profissionalizantes.

Fundou associações e cooperativas e auxiliou, com captação de recursos, na construção de diversas obras populares.Foi nomeado Bispo de Ituiutaba no dia 26 de julho de 1989 com o lema "Opus Solidarietatis Pax" (A Paz é fruto da Solidariedade). Em 22 de novembro de 2006, foi eleito pelo Papa Bento XVI como 6º Bispo Diocesano de São Carlos.

Nesta diocese realizou várias atividades: Abertura do Seminário Menor em Araraquara; Reforma do Seminário Maior da Filosofia em São Carlos (na ocasião visita do Núncio Apostólico no Brasil - Dom Lorenzo Baldisseri); realizou a reforma da Cúria; construção da capela na Casa de Nazaré; criou dois santuários, entre diversas outras ações.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp