24/09/2014 às 11h26min - Atualizada em 24/09/2014 às 11h26min

Observatório da USP promove nova edição do Domingo Solar

Neste domingo, dia 28 de setembro, acontecerá mais uma edição do "Domingo Solar".

O evento é promovido pelo Centro de Divulgação da Astronomia - Observatório Dietrich Schiel do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP em São Carlos e acontece à tarde, entre 14 e 16 horas.

A iniciativa é uma grande oportunidade, aberta à toda a comunidade, de observar o Sol de forma segura utilizando-se vários métodos. Telescópios especialmente equipados para a observação solar são colocados à disposição do público, permitindo que se tenha uma visão da sua camada atmosférica mais brilhante - a fotosfera. Também é possível observar algumas estruturas em forma de arco ou de penachos - as protuberâncias - que podem ser vistas com um filtro especial chamado H-alfa.

Os domingos solares acontecem em duas ocasiões mensalmente: no segundo (das 10 às 12 horas) e no último (das 14 às 16 horas) domingo de cada mês. Importante: nunca olhe diretamente para o Sol, muito menos com óculos escuros, filmes fotográficos velados, chapas de radiografia ou quaisquer instrumentos ópticos. Para uma observação segura do Sol, consulte um astrônomo ou compareça a um Domingo Solar.

O evento acontece na cúpula do telescópio refrator Grubb do Observatório, que fica no campus 1, acesso para pedestres próximo à esquina da Av. Dr. Carlos Botelho com a Rua Visconde de Inhaúma. Entrada franca.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp