23/09/2014 às 21h39min - Atualizada em 23/09/2014 às 21h39min

UFSCar oferece avaliação física e exame de sangue para homens diabéticos entre 18 e 60 anos

Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) convidam voluntários para avaliação de força muscular e exames sanguíneos para avaliar o nível de açúcar no sangue, além de diagnóstico de neuropatia diabética, que são lesões nos nervos causadas pela hiperglicemia. Podem participar homens com diabetes do tipo 2 e idades entre 18 e 60 anos, de São Carlos e região. Os estudos são realizados pelo mestrando do PPGFt Jean de Paula Ferreira, orientado pela docente Tania de Fátima Salvini, do Departamento de Fisioterapia (DFisio.)

A diabetes mellitus atinge índices epidêmicos em todo mundo e, atualmente, o Brasil é o sexto país com maior número de diabéticos. Cerca de 90% dos casos de diabetes correspondem ao tipo 2, que desenvolve-se na vida adulta e está fortemente relacionado com a obesidade visceral e o sedentarismo. Em São Carlos, aproximadamente 13% da população é diabética. Ferreira explica que, além da elevação do nível de açúcar no sangue, o diabético do tipo 2 pode desenvolver alterações físicas importantes, como perda da força muscular e equilíbrio. "Essas alterações físicas interferem diretamente na qualidade de vida desses indivíduos. Contudo, ainda faltam informações detalhadas na literatura sobre a força muscular do diabético tipo 2", aponta o pesquisador.

Os estudos realizados por Ferreira avaliam a força muscular de homens diabéticos do tipo 2, sob as diferentes contrações musculares. Após os exames, os pacientes que não possuírem restrições para a prática de exercício físico serão encaminhados a um grupo de atividade física orientada e gratuita. "Estudos recentes mostram que a atividade física é um dos melhores tratamentos para o controle glicêmico do Diabético do tipo 2", afirma o mestrando.

Todas as avaliações serão feitas no DFisio, localizado na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. Interessados em participar da pesquisa podem entrar em contato pelo telefone (16) 3351-8345 ou pelo email [email protected].

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp