23/09/2014 às 21h38min - Atualizada em 23/09/2014 às 21h38min

Penha enaltece realização do “I Encontro de Valorização da Pessoa com Deficiência”

O vereador Aparecido Donizetti Penha (PPS) participou, na segunda-feira e na manhã desta terça, do I Encontro de Valorização da Pessoa com Deficiência. As atividades do evento ocorreram no Paço Municipal e no SESC São Carlos, onde ocorreram 3 apresentações temáticas.

No primeiro dia do encontro, grupos de discussões e de debates trabalharam o tema da inclusão do Código Municipal de Acessibilidade e Mobilidade Reduzida em São Carlos. Esse código é fruto de um trabalho desenvolvido pelo vereador Penha e contempla todos os tipos de deficiência e mobilidade reduzida, tanto nas questões arquitetônicas, quanto na mobilidade e em questões sociais de todos. Após esse debate e a integração das ideias discutidas, o parlamentar encaminhará um Projeto de Lei ao Executivo para que se concretize o desenvolvimento de Código Municipal.

Já nesta terça-feira, o SESC São Carlos esta recebendo palestra com o tema "Sensibilização para o Atendimento de Pessoas com Deficiências", ministrada pela socióloga Marta Gil (Coordenadora Executiva do Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas). Na oportunidade são abordados conceitos e questões que objetivam promover a conscientização sobre a deficiência e potencialidades, minimizando dúvidas de profissionais de diferentes áreas de atuação que tem contato direto com esse público.

"Esse é o primeiro evento de muitos que serão desenvolvidos para os deficientes. O poder público e a sociedade, aos poucos, estão oferecendo a dignidade com que as pessoas com deficiência merecem." salientou Penha.

Participaram do evento o Prefeito Municipal, Paulo Altomani; a 1ª dama, Alice Altomani; a Secretária Municipal de Cidadania e Assistência Social, Wiviane Spaziane Tiberti; o Secretário Municipal de Emprego e Renda, Hilário Polinário de Oliveira; a Chefe da Divisão da Educação Especial, Tamy Aline Sato; além dos vereadores Marquinho Amaral (PSDB) e Lucão Fernandes (PMDB). O Gerente Regional do Trabalho, Antonio Valério Morillas Júnior; o Gerente do SENAC São Carlos; Jurandir Santos; e representantes de diversas associações e entidades ligadas às pessoas com deficiência também participaram das atividades.

21 DE SETEMBRO - O evento é alusivo ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, em 21 de setembro. A data foi instituída pelo movimento social em Encontro Nacional, ocorrido em 1982, com todas as entidades nacionais. Foi escolhido o dia 21 de setembro pela proximidade com a primavera, além da passagem do dia da árvore. Ambos os motivos representam o nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições, sendo a data oficializada através da Lei Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005.

Em reuniões juntamente com os demais conselheiros, Penha propôs a realização de um evento em comemoração a esta data e – com o apoio da Prefeitura Municipal, SESC, Sincomércio e da Câmara Municipal – o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência organizou uma série de palestras com o objetivo de levar a conscientização dos direitos dos deficientes e o debate de ações no sentido da Acessibilidade em geral no município.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp