22/09/2014 às 22h35min - Atualizada em 22/09/2014 às 22h35min

Prefeitura inicia encontro de valorização das pessoas com deficiência

Em comemoração ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, celebrado no dia 21 deste mês, a Prefeitura Municipal de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, Conselho Municipal de Portadores de Deficiência (Condef), Conselho Municipal de Saúde e apoio da Câmara Municipal, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Sesc e entidades, deu início na manhã desta segunda-feira (22), no auditório do Paço Municipal, o Primeiro Encontro de valorização das pessoas com deficiência.

Com o objetivo de levar a conscientização na luta dos direitos dos deficientes e das ações que devem ser realizadas no município, o evento conta com palestras, discussões de grupos de trabalho e apresentações de resultados. "Conseguimos com o encontro, a união para discutir medidas para melhorar a vida das pessoas com deficiência. Eles enfrentam dificuldades diárias que só percebemos quando estamos juntos. A acessibilidade à vida é direito dos deficientes é nós estamos lutando por isso", afirmou a secretária Wiviane Tiberti.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Aparecido Donizetti Penha, em discurso, lembrou que grandes avanços aconteceram em direito às pessoas com deficiência junto à Prefeitura, desde que o Prefeito Paulo Altomani assumiu a cidade. "Juntos estamos conseguindo oferecer mais dignidade às pessoas com deficiência e alguns exemplos são as autoescolas que se adaptaram para que elas  consigam tirar carteira de habilitação, o SMS de Emergência, selo de acessibilidade entre outros. Sei que em parceira à Prefeitura e as instituições novas conquistas virão".

Segundo dados do IBGE, 24% das pessoas no Brasil são portadoras de deficiência. A cidade de São Carlos é um dos poucos municípios que contam com um código municipal, que possibilita uma orientação legal para os deficientes, permitindo que as discussões sejam debatidas de forma objetiva.

Acompanhado da primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade "Amais-vos", Alice Altomani, o prefeito Paulo Altomani falou da importância do compromisso de cada cidadão na valorização das pessoas com deficiência. "Quero parabenizar os organizadores por esta conscientização, pois só assim vamos conseguir ajudar e estar junto às pessoas portadoras de deficiência para o que for. A Prefeitura está de portas abertas e batalhando para que essas ações aconteçam no município", concluiu Altomani.

Além dos demais secretários municipais, também estavam presentes o presidente da Câmara Municipal e vereador Marquinho Amaral e o vereador e líder de governo na Câmara, Lucão Fernandes. Após o encontro, o prefeito recebeu em seu gabinete a cadeirante Lilian de Cássia Teixeira e sua irmã Liliane de Cátia Teixeira Solares, que solicitaram a ajuda da Prefeitura para implantar em São Carlos o Instituto Lucy Montoro e apoio para as associações ASA e ARF.

Nesta terça-feira (23), o encontro será realizado no teatro do Sesc em três horários: às 9h30, 14 horas e 19 horas, com a palestra: Sensibilização para o Atendimento de Pessoas com Deficiência, Ministrada pela socióloga Marta Gil (Coordenadora Executiva do Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas), que abordará conceitos e questões que objetivam promover a conscientização sobre a deficiência e potencialidades e minimizar dúvidas de profissionais de diferentes áreas de atuação que tem contato direto com o público. A atividade é aberta a todos os interessados.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp