22/09/2014 às 17h13min - Atualizada em 22/09/2014 às 17h13min

Trinta e seis cursos da UFSCar estão na lista dos melhores do País segundo o Guia do Estudante

Um total de 36 dos 61 cursos de graduação presenciais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) estão na lista dos melhores do Brasil, segundo o Guia do Estudante (GE) Profissões Vestibular 2015 que é divulgado anualmente pela Editora Abril. São sete cursos do Campus Sorocaba, dois de Araras e 27 de São Carlos, sendo que 22 deste total foram considerados excelentes (cinco estrelas), 12 muito bons (quatro estrelas) e dois bons (três estrelas). O Guia estará nas bancas a partir do dia 10 de outubro.

Os cursos que foram avaliados como "excelentes" do Campus São Carlos são Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação Física, Enfermagem, Estatística, Física, Fisioterapia, Gerontologia, Linguística, Matemática, Pedagogia, Psicologia, Química, Terapia Ocupacional e engenharias Civil, da Computação, de Materiais, de Produção, Física e Química; do Campus Araras, Biotecnologia; e do Campus Sorocaba, Engenharia de Produção. Os que obtiveram conceito "muito bons" do Campus São Carlos foram Biblioteconomia, Biotecnologia, Ciência da Computação, Cinema e Audiovisual, Filosofia e Gestão Ambiental; do Campus Araras, Agronomia; e do Campus Sorocaba, Administração, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Engenharia Florestal e Turismo. E os que receberam avaliação como bons foram Medicina (São Carlos) e Ciências Econômicas (Sorocaba).

De acordo com o professor do Departamento de Computação e coordenador do curso de Engenharia de Computação, Emerson Carlos Pedrino, a avaliação excelente deste curso reflete a quantidade de professores com doutorado, a qualidade dos laboratórios e seus equipamentos, o número de alunos atendidos e a idade do curso, dentre outros. "Também estamos passando por um processo de transformação no projeto pedagógico para a realização de melhorias no curso, tais como quantidade de horas-trabalho em classe e em atividades extra-classe, atualização das ementas, introdução de novos cursos (de estado da arte em tecnologias) de extensão aos alunos de forma optativa, etc", relata o docente.

Reinaldo Gaspar Bastos, professor do Departamento de Tecnologia Agroindustrial e Sócio-Economia Rural e coordenador do curso de Biotecnologia do Campus Araras, comenta que o curso vinha sendo avaliado como muito bom nos últimos anos e este ano recebeu conceito excelente. "Eu percebo que, a partir deste ano, tivemos uma análise de um maior número de cursos de Biotecnologia nas mais diversas universidades brasileiras, o que acabou dando o tom das notas, ou seja, foi possível uma comparação mais adequada em termos curriculares e estruturais de cada um deles. Nosso curso de Biotecnologia procura dar as bases fundamentais em Química, Biologia, Física e Matemática, enfatizando áreas Agroindustriais e Ambientais da Biotecnologia, sem esquecer do caráter multidisciplinar do curso. Cabe ressaltar ainda a importância da participação discente, refletida em um Centro Acadêmico e Empresa Júnior bastante atuantes".

A coordenadora do curso de Administração do Campus Sorocaba, Cristina Ubeda, que foi avaliado com conceito muito bom, diz que o resultado é mais uma etapa vencida pela equipe. "O curso, criado em 2009, foi reconhecido pelo MEC com nota quatro em 2011 e obteve nota cinco (máxima) no Enade. Como o curso não tinha formado nenhuma turma, não havia sido avaliado no Guia do Estudante. Para uma primeira avaliação, a nota está excelente. O GE é um importante referencial na escolha de cursos superiores".

A Pró-Reitora de Graduação da UFSCar, Cláudia Reyes, afirma que "é gratificante saber dos resultados desta avaliação diante do trabalho constante de aprimoramento da Universidade. São muitos cursos considerados excelentes. O Guia é um material que tem muita divulgação para o público que está em busca de uma carreira. Os cursos são avaliados por pareceristas e os resultados refletem a imagem que o curso tem perante a comunidade acadêmica".

Segundo informações da assessoria de imprensa do Guia, os critérios e as etapas envolvidas na 24ª edição da pesquisa de opinião, realizada com cerca de cinco mil acadêmicos, mediram a qualidade de 12,3 mil cursos e apontaram os melhores do País em diferentes áreas. É uma pesquisa de opinião feita, basicamente, com professores e coordenadores de curso, que emitem conceitos que permitem classificar. Por se tratar de uma pesquisa de opinião, os resultados refletem, sobretudo, a imagem que o curso tem perante a comunidade acadêmica. Mais informações podem ser consultados no site do GE,http://guiadoestudante.abril.com.br.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp