19/09/2014 às 23h41min - Atualizada em 19/09/2014 às 23h41min

São Carlos é referência do programa São Paulo Primeiríssima Infância

A Prefeitura de São Carlos, através da Secretaria Municipal de Saúde, Cidadania e Assistência Social e Educação, sediou na manhã desta sexta-feira (19), no auditório Bento Prado Júnior do Paço Municipal, a apresentação do "Programa São Paulo Primeiríssima Infância", que contou com a participação de representantes de cinco cidades da região.

Idealizado pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, o programa foi implantado no ano de 2009 em parceria com seis cidades, incluindo São Carlos. Desde então, o programa segue buscando os objetivos de estimular e desenvolver a governança local; qualificar o atendimento das gestantes e crianças de zero a três anos nos serviços de Saúde, Educação Infantil e Desenvolvimento Social; mobilizar e sensibilizar as comunidades locais para a importância da atenção à Primeira Infância, e por fim, sistematizar e disseminar o conhecimento gerado durante a experiência para a aplicação em escala para outros municípios.

A partir dos resultados positivos conquistados através do programa, a Secretaria do Estado da Saúde se interessou em levar o Primeiríssima Infância para um número maior de cidades paulistas, surgindo assim, o programa "São Paulo pela Primeiríssima Infância", que amplia o alcance a população e agrega novos componentes de forma regionalizada.

Devido ao pioneirismo e sucesso das atividades, o município de São Carlos se tornou referência e passa a disseminar os conhecimentos para as cidades de Descalvado, Porto Ferreira, Ibaté, Ribeirão Bonito e Dourado. "Além da troca de experiência, estamos sensibilizando a importância do programa e os benefícios que ele traz para nossas crianças. É um avanço que conseguimos na cidade, e queremos que isso aconteça na região", afirmou o coordenador do programa na cidade, Natanael Alves da Silva.

Além do prefeito Paulo Altomani e da primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade "Amai-vos", Alice Altomani, o evento contou com a presença de secretários municipais ligados ao programa, do diretor de Planejamento da Coordenaria de Regiões de Saúde da Secretaria do Estado de Saúde, Nelson Yatsuda, da diretora Técnica da Direção Regional de Saúde (DRS II), Maria Teresa Luz Eid da Silva e representantes dos municípios da região.

Durante o encontro, a representante da Fundação Maria Cecília apresentou resultados do programa e falou como funciona o elo da Fundação, Estado e municípios. "É um passo muito importante que a cidade São Carlos está dando ao sair do âmbito municipal, para trabalhar em de forma regionalizada. O Primeiríssima Infância é um programa que olha para a criança na sua integralidade, com a união, não só a cidade mas toda a região ganha em qualidade no  desenvolvimento da criança como um todo", disse ela.

Em discurso o prefeito parabenizou os envolvidos pelo programa. "É um trabalho o importante que já está sendo realizado com as crianças do nosso município, que agora se fortalece com o apoio do estado. Quero parabenizar a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e todos os envolvidos com o programa Primeiríssimos Infância".


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp