10/09/2014 às 16h25min - Atualizada em 10/09/2014 às 16h25min

Alunos de Medicina da UFSCar realizam campanha sobre prevenção da hipertensão arterial nesta semana

Iniciativa gratuita acontece das 9 às 15h30, na Praça do Mercado Municipal, no Centro de São Carlos

A Liga Acadêmica de Cardiologia da Medicina, formada por alunos do curso de Medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em parceria com a Prefeitura Municipal de São Carlos, realiza nesta sexta-feira e no sábado, dias 12 e 13 de setembro, a Campanha "Por que doze por oito?", com o objetivo de conscientizar a população a respeito da importância da prevenção à hipertensão arterial sistêmica.

Para tanto, serão realizadas medida de pressão arterial da população e explicação sobre a doença e suas principais complicações. Hipertensão arterial é uma doença determinada por elevados níveis de pressão sanguínea nas artérias, o que faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer circular o sangue pelos vasos sanguíneos.

A doença cardiovascular é a principal causa de morte no mundo e como a hipertensão arterial é causa de infarto do miocárdio, doença renal crônica, acidente vascular cerebral, retinopatia, dentre outras, pode ser considerada uma das principais causas indiretas de morte no mundo. "A prevalência de hipertensão arterial aumenta com a idade, chegando em até 80% acima dos 70 anos de idade. A etiologia da hipertensão arterial ainda é desconhecida, mas muitos fatores contribuem para o aumento da pressão arterial, como ingestão excessiva de sal e temperos contendo alto teor de sódio, obesidade, sedentarismo, abuso de álcool e tabagismo", explica Meliza Goi Roscani, docente do Departamento de Medicina da UFSCar.

"A hipertensão arterial geralmente é uma doença silenciosa e com consequências catastróficas se não for diagnosticada e tratada precocemente. Daí vem o objetivo da nossa campanha, que visa conscientizar a população sobre a frequente medida da pressão arterial nas Unidades Básicas de Saúde, e se detectados valores iguais ou acima de 140/90mmHg, a população deve procurar a UBS para consulta e orientação do clínico geral. Deve-se também fazer uso contínuo e diário das medicações anti-hipertensivas", finaliza a professora.

A Campanha acontece das 9 às 15h30, na Praça do Mercado Municipal, no Centro de São Carlos. O evento é gratuito e mais informações podem ser obtidas pelo email [email protected].


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp