05/09/2014 às 23h31min - Atualizada em 05/09/2014 às 23h31min

CEMEIs realizam atividades sobre a Semana da Pátria

A Semana da Pátria tem movimentado os Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs) de São Carlos e várias atividades sobre o tema já foram desenvolvidas por professores e alunos.

Os alunos do CEMEI José de Campos, do bairro Antenor Garcia,  estudam a história do Brasil desde quando realizaram o projeto Copa do Mundo e todas as segundas-feiras, cantam o Hino Nacional e Hino de São Carlos.

A diretora, Maria Aparecida Faria, explicou que durante a semana da Pátria incluiu também o Hino da Independência, do qual os professores trabalharam em sala de aula de acordo com a faixa etária dos alunos. "Nessa semana também foram realizadas atividades como confecção de espadinhas e chapéus de soldado com jornal e tinta guache. Esses trabalhos manuais estimulam a coordenação motora, criatividade e concentração das crianças", disse ela.

Maria contou que os professores também trabalharam o tema independência do Brasil de modo didático, através de um teatro com texto adaptado, do qual cada criança representou personagens como o príncipe Pedro, princesa Leopoldina, José Bonifácio, o mensageiro, a Cavalaria e o povo brasileiro. "As crianças se divertiram muito interpretando e revezando seus papéis. O objetivo da atividade foi estimular a criatividade, autonomia, socialização, linguagem oral, improvisação, inibição e muitos outros eixos", afirmou a diretora.

Para o fechamento do projeto, nesta sexta-feira (5), as crianças usaram seus chapéus e espadas e após hastear a Bandeira Brasileira cantaram os hinos, Nacional, Municipal e da Independência.

No CEMEI Benedito Aparecido da Silva (Casa Rosa), os alunos da fase 4 também participaram de atividades voltadas à Semana da Pátria, como trabalhos manuais, artísticos e musicais, além de ajudarem na criação de um cartaz verde e amarelo em homenagem a data.

A professora Márcia Cristina Perez Margutti, contou que o objetivo foi despertar nas crianças, o amor à Pátria através da reflexão e a consciência sobre os deveres com o patrimônio escolar, valor e respeito aos colegas, professores e demais funcionários independente da sua raça ou cultura, pois todos possuem os mesmos direitos e deveres. "É importante trabalharmos a Semana da Pátria com nossas crianças, levando-as a entender que todos nós independente da nossa raça ou cultura fazemos parte e ajudamos a construir a história da nossa Pátria Amada", afirmou a professora.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp