03/09/2014 às 17h13min - Atualizada em 03/09/2014 às 17h13min

Fluxo de caixa é tema de palestra para integrantes do Projeto Empreender

Foi promovida na noite de terça-feira (02), na ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos), a Palestra "Organize o caixa da sua empresa e não perca dinheiro", direcionada aos integrantes do Núcleo Setorial de Vestuário, pertencente ao Projeto Empreender Unir para Crescer.

Ministrada por Hugo César Ravagnani Venturelli (consultor do SEBRAE), a palestra sensibilizou os empresários sobre a importância de utilizar o fluxo de caixa para administração dos recursos financeiros nos negócios.

De acordo com Hugo, o fluxo de caixa é a agenda financeira da empresa, organizando com antecedência pagamentos e recebimentos. "Ele também serve para apurar o valor de recursos financeiros necessários para cumprir pagamentos enquanto não ocorrem recebimentos; determinar a diferença entre os prazos de recebimentos e de pagamentos, bem como analisar os melhores mecanismos financeiros para capitalizar a empresa", resumiu.

Na ocasião, o palestrante ainda forneceu dicas para melhorar o capital de giro: "Não direcione para investimentos em máquinas, equipamentos, mobiliário, ampliações. Reduza o ciclo financeiro. Controle estoque, custos, despesas e inadimplência. Renegocie valores e prazos de dívidas. Financie o capital de giro com lucros", enumerou.

Por fim, Hugo explicou que os controles financeiros são essenciais para a gestão financeira, pois eles permitirão o crescimento e a sustentabilidade do empreendimento. "O SEBRAE permanece à disposição dos microempresários para esclarecimentos nos mais variados assuntos, inclusive finanças", completou.

O Projeto Empreender - Unir para Crescer está sendo desenvolvido em São Carlos através de parceria entre ACISC, SEBRAE e FACESP (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo). Atualmente, existem três grupos: Vestuário, Minimercados e Materiais para Construção, sendo que nesses dois últimos ainda há possibilidade da adesão de novos membros.

Mais informações: (16) 3362 1900.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp