28/04/2014 às 23h18min - Atualizada em 28/04/2014 às 23h18min

Exclusivo: Uniformes escolares estragam em prédio de escola desativada

Cerca de 800 peças com emblemas das gestões do PT estão armazenadas no antigo prédio onde funcionava a escola SESI

A reportagem do SCDN obteve com exclusividade acesso a uma sala da antiga escola do SESI, localizado na avenida Professor Luís Augusto de Oliveira na zona norte, onde estão apodrecendo, centenas de kits de uniformes escolares com os logotipos da administração do ex-prefeito Oswaldo Barba e até da administração de Newton Lima.

Os kits compostos por calças, blusas, shorts, estão há tempos neste local de acordo com uma invasora do prédio, que pertence à Prefeitura Municipal de São Carlos.

O SCDN esteve no local há duas semanas e fotografou os uniformes que se encontravam no chão e no meio de urina e fezes de ratos. Na mesma sala, foi encontrado o pedaço de um móvel com uma plaqueta com numeração de patrimônio da Prefeitura Municipal.

Foi verificado ainda uma sala com placas e isopor armazenadas em grande quantidade e descarte de lâmpadas fluorescentes.

Após a descoberta do descarte do material que poderia ter sido distribuído aos alunos da rede municipal, que até hoje não receberam uniformes da atual Administração, a reportagem do SCDN manteve contato com a Prefeitura Municipal.

Nesta segunda-feira (28) a reportagem acompanhada do secretário de Governo, Julio Soldado e do vereador Maurício Ortega (PSDB) que compõe a comissão da Educação na Câmara Municipal, retornou ao prédio e constatou que os uniformes ainda estavam no local, só que acondicionados em um saco da bag de reciclagem. Segundo o invasor que reside no local foi ele quem armazenou os uniformes neste recipiente.

Soldado e Ortega ficaram abismados com a quantidade uniformes jogados na sala. "Realmente ficamos abismados com a quantidade de uniformes tanto da gestão do senhor Newton Lima e do senhor Oswaldo Barba, algo em torno de 800 peças de uniformes jogado realmente de forma que esses uniformes poderiam ter sido distribuídos no seu momento certo", disse Soldado.

Ele informou que agora irá verificar junto a Câmara Municipal e no Ministério Público de quem é a responsabilidade por esse desperdício e adiantou que a atual administração não tem nada a ver com esse descarte. "Já que a gente está em uma situação de tanta preservação dos direitos da população e dos próprios vereadores de se pronunciarem na questão dos uniformes escolares nós vamos apurar realmente de quem foi a falha, da antiga administração temos certeza e a da anterior já não nos cabe mais, mais temos aí várias denúncias do vereador Roselei Françoso (PT) que na época era diretor, agora quem vai ter de explicar realmente esse desperdício de dinheiro público é o vereador", disse o secretário. Questionado se havia mais uniformes da administração passada armazenado em alguma repartição pública, Soldado disse que sim, mas que os mesmos não tem mais condições de uso e se encontram no almoxarifado da Secretaria de Educação.

Assustador – O vereador Ortega disse que a situação encontrada é de assustar. "Sem dúvida é uma situação que assusta, justamente agora que nós estamos em uma época de frio, eu presenciei algumas crianças dentro das escolas no Pacaembu, região do Cruzeiro do Sul, sem agasalhos, e no entanto você vê uniformes, agasalhos, todos jogados fora, é uma coisa absurda, é o mal uso do dinheiro público".

O vereador disse que estará comunicando o ocorrido aos seus colegas da comissão de educação e se nenhuma providência for tomada, ele ingressará no Ministério Público.

"Irei conversar com o presidente da comissão de educação o vereador Ditinho Matheus e com o outro membro da comissão, o vereador Roselei Françoso que tinha participação no governo anterior e deve estar sabendo porque esses uniformes estão aqui, se não houver  providências da comissão, eu enquanto vereador do PSDB tomarei providências e ingressarei no Ministério Público para apurar os fatos", finalizou.

PT se defende – O vereador Roselei Françoso (PT) que foi diretor administrativo financeiro da Secretaria de Educação nas gestões de Newton Lima e Oswaldo Barba, disse que na gestão anterior aquele prédio nunca foi usado como depósito e sim como escola pelos alunos do CAIC do Cidade Aracy durante o período que a mesma esteve em reforma.

"Nós usávamos aquele espaço para funcionamento parcial do CAIC onde funcionava cinco salas no período de manhã e cinco salas no período da tarde, agora é muito estranho porque em momento algum usamos aquele local para armazenar algum material, agora também outro fator que gera dúvida é que havia no almoxarifado da Educação na rua Padre Teixeira, um saldo significativo de uniformes escolares no dia  31 de dezembro de 2012, segundo informação fornecida pelo próprio secretário de educação Carlos Andreucci, assim como em 31 de dezembro de 2013 ele me deu também as informações de que esses uniformes não estavam mais no almoxarifado, eu chequei isso nesta segunda-feira e também tenho curiosidade em saber em que escolas esses uniformes foram entregues", disse o vereador petista.

Ele também disse que no ano passado esteve visitando a CEMEI Antônio de Lourdes Rondon onde também encontrou uma caixa grande de uniformes escolares da gestão anterior.

Roselei não tem dúvidas de que esses uniformes foram descartados no prédio pela atual administração. "Uma coisa eu garanto com toda segurança e tranquilidade que em nenhum momento a administração anterior tinha a prática de despejar, armazenar produtos fora do almoxarifado da educação, então com base nas informações do próprio secretário de educação, Carlos Andreucci eu afirmo que há uma discrepância muito grande em relação ao que tinha em 31 de dezembro de 2012 e ao que tem nos dias atuais, portanto esses materiais não foram entregues aos alunos portanto eu tenho aqui a convicção de que eles foram despejados de forma irresponsável nesse local".

Ocupação – Atualmente o prédio está ocupado por um casal, a mulher inclusive está grávida. O secretário Julio Soldado conversou com esse casal e disse que iria acionar uma assistente social para acompanhar a situação. Soldado também disse que reforçará a segurança do prédio.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp