28/04/2014 às 17h51min - Atualizada em 28/04/2014 às 17h51min

Altomani se reúne com presidente da R20

Preocupado com a preservação do Meio Ambiente e investindo no desenvolvimento sustentável para a cidade de São Carlos, o prefeito Paulo Altomani, esteve reunido na tarde de domingo (27), no Rio de Janeiro, com o ex-governador norte-americano e fundador da Organização Não-Governamental Regions of Climate Action (R20), Arnold Schwarzenegger e com o diretor da ONG na América Latina, Jorge Pinheiro Machado, para a entrega de uma carta reafirmando de intenção do município, na implantação de iluminação pública a base de LED (Light Emitting Diode).

Comprometida em desenvolver projetos de baixo carbono, por meio de seu programa LED de iluminação pública, a missão da R20 é ajudar no desenvolvimento e implantação de projetos de desenvolvimento econômico, por meio da partilha e potencializando melhores práticas políticas, de tecnologia e finanças. No Brasil, a Eletrobrás é parceira da iniciativa e está estudando investimentos de iluminação pública a base de LED em algumas cidades brasileiras, inclusive em São Carlos.

De acordo com Jorge Pinheiro, a tecnologia inovadora contribuirá para uma economia verde no Brasil. "A R20 trouxe uma tecnologia inovadora de iluminação a base de LED, que custa, 1/5 do gasto representado pela tecnologia tradicional, possibilitando retorno de investimento rápido devido economia de energia gerada. É uma metodologia desenvolvida pela NASA, onde o aparelho de iluminação pesa 2 quilos ao invés de 20, sendo mais eficiente. Também vamos contribuir para o emprego verde local, já que a empresa que vai manufaturar o equipamento será instalada no Brasil e vai gerar 200 empregos.

Durante o encontro, o prefeito Paulo Altomani presenteou Arnold Schwarzenegger com uma caneta e entregou a carta de intenção do município na inclusão do projeto, com todas as especificações da cidade para início das questões burocráticas. "Com apoio da instituição financeira Desenvolve São Paulo, vamos fazer nossa parte e iluminar as oito principais avenidas da cidade com luz de LED. Será nossa porta de entrada em energia sustentável. Com o benefício gerado com a nova iluminação, com certeza vamos conseguir novos investimentos e levar a benfeitoria para os bairros," disse Paulo Altomani, que durante o encontro convidou a empresa que irá confeccionar o equipamento no Brasil, para se instalar na cidade.

Contente com as parceiras que vão se firmando em nome da preservação do meio ambiente através das tecnologias inovadoras, o presidente da R20, Arnold Schwarzenegger agradeceu o empenho dos envolvidos no andamento do projeto no Brasil. "Nossa organização tem uma missão através de energias sustentáveis, a luz de LED representa uma economia de 60% de energia na iluminação, sobrando recursos elétricos para outras utilizações. Estou muito feliz em ver as pessoas se unindo e atuando dentro de seus limites de ação, para fazer as coisas acontecerem. Só assim, vamos proteger o meio ambiente e oferecer um mundo melhor para as futuras gerações", afirmou Arnold Schwarzenegger.

Em abril do ano passado, o secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia de São Carlos, José Galizia Tundisi e o fundador da R20, Arnold Schwarzenegger, assinaram um Memorando de Entendimento (MOU) relativo a um estudo de viabilidade para iluminação pública LED. São Carlos, foi a primeira cidade brasileira a assinar, com o USC Schwarzenegger Institute for State and Global Policy e Fundação Dom Cabral, um outro memorando para treinamento dos servidores públicos em eficiência energética.

Como parte de implantação do projeto, um novo encontro foi realizado em novembro do ano passado com membros do R20, em São Paulo. Em março deste ano, o secretário José Galizia Tundisi, visitou as instalações da Lighting Science Group Corporation, uma das maiores companhias de lâmpadas LED do mundo, localizada em Orlando (USA).


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp