10/04/2014 às 15h16min - Atualizada em 10/04/2014 às 15h16min

Secretaria pinta faixa de pedestre fora de especificações do CONTRAN

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, pintou na última quarta-feira (09) uma faixa de pedestre "zebrada" na rua Santa Cruz esquina com a 9 de Julhor (e não José Bonifácio, conforme divulgado anteriormente) em frente a Farmácia Popular no centro da cidade.

A faixa foi pintada de forma intercalada nas cores branca e amarela. A medida adotada pela secretaria contradiz com as normas Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

A resolução nº 160, de  22 DE abril de 2004 regulamenta a sinalização do trânsito em todo o território nacional, no item que trata sobre a sinalização horizontal, existe orientações quantas as cores a serem utilizadas nesse tipo de sinalização, no total cinco são usadas.

Para pintura de faixa de pedestres só é permitido o uso da cor branca, já as faixas intercaladas, como a que foi pintada na rua Santa Cruz, a mesma só ocorre em casos de marcação de obstáculos.

Outro lado – O SCDN enviou email para a assessoria da Secretaria de Trânsito que acabou admitindo o erro e se prontificou em regularizar a faixa ainda nesta quinta-feira.

Nota da Secretaria - A Secretaria de Transporte e Trânsito (SMTT) informa que o projeto inicial concebia a faixa dentro dos padrões do Código de Trânsito Brasileiro – CTB, e aplicação do fundo em amarelo para destacar a faixa de pedestre.

Conforme a SMTT, esta pintura diferenciada (faixa de pedestre branca com fundo amarelo, ao invés do asfalto na cor preta) é uma tentativa de aumentar a atenção do motorista em relação ao pedestre que deseja utilizar a faixa.

A SMTT ressalta que a faixa implantada está diferente (intercalando as cores branca e amarela na faixa de pedestre, mantendo o asfalto em sua cor original) da concepção inicial eque será regularizada ainda hoje, 10 de abril.

Por fim, a SMTT reforça que está à disposição da população para solicitações que possibilitem melhorias no trânsito da cidade. O horário de atendimento da SMTT é de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 18h00. O telefone para informações, reclamações ou sugestões é (16) 3307-8821.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp