09/04/2014 às 17h10min - Atualizada em 09/04/2014 às 17h10min

Rádio UFSCar conquista Prêmio Embrapa de Reportagem

A jornalista Simone Cristina Bezerra da Costa, da Rádio UFSCar, de São Carlos (SP), é a vencedora do Prêmio Embrapa de Reportagem Edição Especial 40 anos, na categoria Rádio, com o tema "Pecuária e Efeito Estufa".

Concorreram à edição especial do Prêmio, 91 trabalhos nas categorias rádio, vídeo, impresso e internet. A premiação total é deR$ 60.000,00 (sessenta mil reais) divididos entre os vencedores de cada uma das quatro categorias.

A reportagem "Pecuária e Efeito Estufa" foi ao ar no dia 28 de março de 2013, no programa de entrevistas "Rádio UFSCar Convida". A entrevista com os pesquisadores Patrícia Perondi Anchão e Alexandre Berndt buscou levar aos ouvintes esclarecimentos sobre os mitos e verdades que envolvem a pecuária no Brasil e a participação dos sistemas de produção agropecuários na dinâmica de gases de efeito estufa.

O ponto de partida foi a rede de pesquisa Pecus, liderada pela Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos – SP), que começava a reunir para publicação os primeiros resultados das pesquisas sobre pecuária e efeito estufa que visam subsidiar políticas públicas e alternativas de redução.

"Esse prêmio é um reconhecimento da importância da comunicação para a divulgação de ciência e tecnologia. Essa parceria com os jornalistas é fundamental para divulgar os resultados da pesquisa à sociedade", disse Rui Machado, chefe-geral da Embrapa Pecuária Sudeste.

O prêmio será entregue na solenidade do aniversário de 41 anos da Embrapa, em Brasília, no próximo dia 24 de abril. Os demais vencedores são César Augusto Dassie e equipe do programa Globo Rural na categoria vídeo; Maristela Machado Crispim e equipe do jornal Diário do Nordeste, na categoria impresso e Cristiane de Azevedo Prizibisckzi e equipe do site O Eco, na categoria internet.

O prêmio -  a edição é comemorativa aos 40 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), completados em abril de 2013. Por isso, foram aceitas reportagens veiculadas no período de 26 de abril de 1973 até 31 de dezembro de 2013, pela mídia no Brasil e no exterior, desde que em língua portuguesa. Essa foi a 18º edição do prêmio.

A rádio - é uma emissora educativa, que opera na frequência 95,3 FM na cidade de São Carlos e região, e também através do site para ouvintes em qualquer lugar do mundo. Criada em 2007, é um projeto da Universidade Federal de São Carlos. É também um veículo importante na relação da Universidade com a sociedade. Seu jornalismo busca levar aos ouvintes notícias sobre as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvida na própria UFSCar e em outras instituições de Ensino Superior e pesquisa de todo o país.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp