Mãos à obra e também na massa! Assim são as atividades, praticamente 100% práticas no dia-a-dia do projeto Canteiro-Escola, desenvolvido pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP São Carlos desde o início de 2013 e que retomou no último mês de março seus trabalhos neste ano.
A terceira oficina conta com 70 alunos inscritos, divididos em duas turmas, cujas atividades de produção da casa popular com técnicas de madeira e terra são realizadas aos sábados e domingos. A coordenação do projeto é de Thiago Lopes, doutorando pelo IAU-USP e pela Escola Nacional Superior de Arquitetura de Grenoble (França), com supervisão da professora Akemi Ino, também docente no Instituto.
Entre o público do Canteiro-Escola estão estudantes de Arquitetura e áreas afins, profissionais da área de construção, trabalhadores assentados e pessoas em geral interessadas no tema. Segundo a coordenação, através de diálogos teóricos e práticas construtivas dentro do mesmo espaço de trabalho, o curso aborda as diferentes etapas de produção da habitação, alimentando um canteiro que se destaca como espaço pedagógico, de experimentação, participação e troca mútua entre os participantes.
Os trabalhos já realizados abrangem as etapas construtivas das fundações, estruturas e coberturas. Nesta terceira oficina serão realizadas as bases da casa, os painéis das paredes e os revestimentos.
O palco do projeto é a Comunidade Agrária Nova São Carlos, assentamento rural de reforma agrária onde vivem 83 famílias numa área de 1.158,5 hectares no município de São Carlos/SP. O curso Canteiro-Escola é realizado pela Comissão de Cultura e Extensão (CCEx) do IAU-USP. Neste semestre, as atividades terminam no dia 29 de junho. A próxima aula do projeto será realizada nos dias 5 e 6/4. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas no blog: http://casasuindara.wordpress.com