19/11/2013 às 21h17min - Atualizada em 19/11/2013 às 21h17min

Regional de Saúde do Cidade Aracy organiza mutirão de doadores de Sangue

Com o objetivo de aumentar o estoque de sangue da Santa Casa de Misericórdia e também incentivar novos doadores na cidade, a Administração Regional de Saúde do bairro Cidade Aracy (ARES), em parceria com Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou na manhã desta terça-feira, um mutirão de doação de sangue.

Participaram do mutirão 30 moradores dos bairros Cidade Aracy I e II, Antenor Garcia e Presidente Collor, entre os quais o subprefeito do Aracy, Roberto Alves de Souza. Os voluntários foram recebidos na Unidade Básica de Saúde (UBS) com café da manhã e depois seguiram para o Banco de Sangue da Santa Casa, de ônibus. Segundo a administradora da ARES, Nilda Rodrigues, a idéia do mutirão surgiu da primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade Amai-Vos, Alice Altomani. "Durante a campanha Outubro Rosa, a primeira dama nos deu a idéia de ajudar o Banco de Sangue da Santa Casa. Os usuários das Unidades de Saúde aderiram a iniciativa e a Santa Casa nos recebeu muito bem. Vamos expandir o mutirão para outras Administrações Regionais de Saúde", disse Nilda.

O Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de São Carlos está com o estoque 20% abaixo do normal. A gerente de Hemoterapia, Vanessa de Freitas Takakura, elogiou o mutirão. "Em novembro muitas pessoas deixam de doar sangue por causa dos feriados. Mais que um mutirão, a Secretaria de Saúde, através da ARES, está criando o hábito da população comparecer aqui na Santa Casa para doar sangue. As pessoas pensam que só necessitamos de doadores quando fazemos divulgação ou eventos fora do Banco de Sangue", salientou Vanessa

O Serviço de Hemoterapia (Banco de Sangue) está localizado na antiga entrada da Santa Casa e funciona de segunda à sábado, das 07h30 às 12h00. Para atender a população com qualidade, são necessárias, em média, 30 doações diárias. Para doar sangue o voluntário deve ter entre 16 a 69 anos, pesar mais que 50 quilos, apresentar documento com foto e se alimentar com comida leve.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp