19/11/2013 às 21h16min - Atualizada em 19/11/2013 às 21h16min

Evento de entrega da locomotiva “Maria Fumaça 821” será neste sábado

Após um longo período de dedicação e trabalho minucioso, está terminando o processo de recuperação estética da histórica locomotiva "Maria Fumaça 821", verdadeiro monumento na cidade de São Carlos.

Para comemorar, a Fundação Pró-Memória realiza neste sábado (23), às 11h00, na Estação Cultura, o evento de entrega da locomotiva recuperada e abertura da exposição "Com o passar dos trilhos".

Segundo o diretor presidente da Fundação Pró-Memória, Luis Carlos Triques, a conclusão do processo de recuperação da "Maria Fumaça 821", só foi possível com o apoio da prefeitura e de voluntários. "A parceria entre Prefeitura Municipal, Fundação Pró-Memória e Associação Sãocarlense de Ferreomodelismo (ASCFer) foi extremamente importante para a conclusão deste projeto.A locomotiva é de origem Americana, de 1891, foi propriedade da Douradense e uma das primeiras locomotivas a circular na estrada de ferro de São Carlos e, esta recuperação faz parte de um projeto que pretende valorizar a cultura ferroviária local, além de oferecer um produto turístico, associado à história do município", comentou Triques.

Também no sábado (23), os amantes do ferreomodelismo poderãoapreciar a exposição "Com o passar dos trilhos", que traz, a partir de uma linha temporal, ilustrações e eventos que marcaram a história das ferrovias. Tendo como base a história da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, são narrados episódios desde 1852, com a chegada da primeira Maria-Fumaça, a "Baronesa" ao Brasil, até o começo dos anos 70, época na qual a Companhia Paulista foi incorporada à estatal FEPASA.

"Além da exposição 'Com o passar dos trilhos', teremos a exposição de maquetes montadas pelo grupo de ferreomodelistas da cidade, e também, a exposição dos trabalhos realizados pelos alunos das oficinas do Pró-Memória. Convido a todos para prestigiar este evento no sábado, que será muito bonito e com certeza memorável", acrescentou o diretor presidente da Fundação Pró-Memória, Triques.

O processo de recuperação estética da locomotiva foi gerenciado pela Fundação Pró-Memória de São Carlos e contou com a contribuição voluntária da Engemasa Engenharia e Materiais Ltda, da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), da Associação Sãocarlense de Ferreomodelismo (ASCFer) e da Madeireira Expansão Ltda.

O evento é aberto ao público e tem entrada gratuita. A Fundação Pró-Memória de São Carlos está localizada na Estação Cultura (Praça Antônio Prado s/n), antiga estação FEPASA.

Confira a programação:

Dia 23 (sábado), às 11h00:

·        Evento de entrega da locomotiva "Maria Fumaça 821".

·        Abertura da Exposição "Com o passar dos trilhos".

·        Exposição de maquetes montadas pelo grupo de ferreomodelistas da cidade.

·        Exposição dos trabalhos realizados pelos alunos das oficinas do Pró-Memória.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp