19/11/2013 às 15h03min - Atualizada em 19/11/2013 às 15h03min

Carro de corrida projetado e construído por alunos da UFSCar está exposto na BCo

Até o dia 25 de novembro, acontece na Biblioteca Comunitária (BCo) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) a exposição do FR13, um protótipo de carro de corrida projetado e construído pela Equipe Fórmula Route UFSCar, composta por trinta alunos de diversos cursos de Engenharia, dentre eles Mecânica, Produção, Materiais, Física e Elétrica. A equipe é orientada pelo professor José Benaque Rubert, docente do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da Universidade.

A equipe Fórmula Route UFSCar nasceu em 2011 em uma iniciativa dos próprios alunos, que se dividem na parte técnica, responsável pelo projeto do carro, e na parte administrativa, que cuida do marketing, finanças e gestão do time. O projeto visa proporcionar aos membros da equipe uma oportunidade única de trabalhar em grupo e enfrentar uma série de desafios que simulam um ambiente profissional. Na equipe, os estudantes podem testar de forma teórica e prática os mais diversos conhecimentos aprendidos na graduação, além de se especializar na área que participa e aprender muito sobre o projeto de desenvolvimento de um carro.

O FR13 foi construído para a 10° Fórmula SAE Brasil, competição na qual os protótipos são avaliados em termos de performance, custos e apresentação, em avaliações estáticas e dinâmicas. Na parte estática, são incluídas as provas de apresentação do protótipo e design; já na prova dinâmica são avaliados aceleração e economia de combustível, dentre outros aspectos.

Criada em 1980, nos Estados Unidos, pela Society of Automotive Engineers (SAE), a Fórmula SAE, que chegou ao Brasil em 2004, aconteceu neste ano em Piracicaba e reuniu mais de 30 Universidades.

Hoje, dia 19/11, e na quinta-feira, dia 21 de novembro, o FR13 será ligado, às 14 horas, na BCo, localizada na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar, para demonstração. Todos estão convidados para apresentação.

Ao menos uma vez por semestre, a equipe Fórmula Route UFSCar realiza processo seletivo para recrutar novos membros, de acordo com as vagas disponíveis nas diferentes áreas do grupo. A seleção acontece em duas etapas, sendo composta por análise de currículo, na qual são priorizados candidatos com experiências relevantes à vaga, e entrevista. Mais informações pelo site www.formula.ufscar.br ou no Facebook, em www.facebook.com/formula.ufscar.

anexos:


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp