12/11/2013 às 23h12min - Atualizada em 12/11/2013 às 23h12min

Câmara terá seu próprio canal em TV Aberta a partir de 2014

A Câmara Municipal de São Carlos passará a contar com um canal próprio em TV Aberta a partir de 2014. As transmissões serão feitas em sinal digital e a população terá acesso às sessões, bem como as ações do Legislativo e trabalho dos vereadores no canal aberto, com a qualidade do sistema digital.

A luta para esta conquista começou durante a atuação do vereador Edson Fermiano (PR) na presidência da Casa de Leis, entre os anos de 2011 e 2012, quando a Câmara foi contemplada com a aprovação de um projeto para criar uma TV aberta própria. O atual presidente Marquinho Amaral (PSDB) deu continuidade ao trabalho, visando expandir cada vez mais o acesso da população às ações do Legislativo.

Após as primeiras conversas, dois projetos foram enviados à Câmara dos Deputados, em Brasília, e até o final deste mês, o último plano será encaminhado. Essa etapa final se trata do chamado enlace de microondas, e que permite enviar o sinal direto para uma torre, que realiza a transmissão feita aos televisores dos sãocarlenses.

No começo de 2014 a Câmara Municipal deverá iniciar o processo licitatório para a aquisição dos equipamentos necessários para implantar a TV. Posteriormente, segundo Marquinho Amaral, o objetivo é montar um estúdio, que funcionará no próprio Edifício Euclides da Cunha e que permitirá a realização de diversos programas, transmitindo durante todo o dia as ações e eventos do Legislativo. O valor que será investido ainda não foi calculado.

"É um meio de ampliar ainda mais o acesso da população aos trabalhos dos vereadores e às ações da política na cidade. Incentivo o aumento da participação popular, com projetos como o Visite a Câmara, além de reforçar sempre na imprensa e redes sociais o convite para que a população participe das sessões e se integre ao dia a dia da Câmara", ressaltou Marquinho.

Para Edson Fermiano, é uma alegria muito grande que o projeto da TV se consolide, já que toda a população terá acesso ao canal aberto, além disso, trata-se de mais uma conquista para um espaço democrático.

Atualmente as transmissões do Legislativo sãocarlense são feitas via TV paga. Outra novidade será a introdução da linguagem de libras.

ACESSIBILIDADE - Recentemente, Marquinho, acompanhado do vereador Penha, visitou a Câmara de Araraquara, com o objetivo de conhecer a estrutura que lá existe e planejar inserir a Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas sessões (na vizinha Araraquara o sistema foi implantado este ano).

Segundo Marquinho, após a consolidação de um canal próprio, o objetivo é inserir Libras nas atividades e sessões do Legislativo. "É uma proposta nossa, de aumentar ainda mais a participação popular, para que as pessoas participem das sessões, trazendo os problemas da cidade para esta Casa. A transmissão das sessões em Libras é mais uma forma de expandir a participação popular, contemplando cidadãos portadores de deficiência auditiva", afirmou Marquinho. Outros parlamentares, como os vereadores Penha, Rodson (PSDB) e Ronaldo Lopes (PT), também já haviam reivindicado a tradução das atividades do Legislativo para a Linguagem de Sinais. (Lucas Castro/Jornal Mais Cidade)


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp