07/11/2013 às 22h11min - Atualizada em 07/11/2013 às 22h11min

Secretaria de Saúde faz reunião para definir atividades do Novembro Azul

Com o objetivo de alertar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, a cidade de São Carlos aderiu ao movimento "Novembro Azul". Nesta quinta-feira (7), a diretora do Departamento de Gestão e Cuidado Ambulatorial, Michelle Miorin Líbero, realizou reunião na Secretaria Municipal de Saúde, para elaborar uma grade de atividades a serem desenvolvidas até o final do mês nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Saúde da Família (USF) e em empresas privadas.

Participaram da reunião, representantes das cinco Administrações Regionais de Saúde (ARES), a chefe Vigilância Epidemiológica, Márcia Pallone e a coordenadora do programa de Doenças Sexualmente Transmissíveis DST/AIDS, Isabella Gerin de Oliveira. Cada representante dos ARES, falou das ações previstas nas unidades durante o mês.

O Novembro Azul é uma campanha dirigida aos homens, sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas. Em São Carlos, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), prevê uma grade de programação com palestras educativas, exames de toque retal e de sangue PSA, café da manhã, cuidados com o diabetes, pressão alta, e várias outras atividades.

"A campanha do Novembro Azul só vem a somar. As pessoas estão levando a sério os movimentos e estão participando. Tivemos o exemplo do Outubro Rosa, que foi um grande sucesso. Isso está se expandindo cada vez mais não só no setor público, mas também em empresas privadas que estão aderindo à conscientização", explicou Michelli.

A representante do ARES do Bairro Cidade Aracy, Nilda Rodrigues, falou do maior desafio do Novembro Azul. "É importante que os homens participem da campanha de conscientização e do exame que detecta o câncer de próstata, isso salva vidas. Teremos um grande desafio, pois geralmente os homens têm dificuldade em procurar um médico. Por isso optamos em levar a campanha até as empresas".

As atividades da campanha Novembro Azul na rede municipal de Saúde, começam na segunda feira. O público alvo são homens a partir dos 45 anos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp