07/11/2013 às 22h07min - Atualizada em 07/11/2013 às 22h07min

Prefeito dá posse aos novos membros do Conselho Municipal de Saúde

Foi realizada nessa quarta-feira (06), no Paço Municipal, a posse dos novos membros do Conselho Municipal de Saúde, para a gestão 2013-2015. A solenidade contou com a presença do prefeito Paulo Altomani, do secretário de Saúde, Ricardo Inneco Castro, da vereadora Cidinha do Oncológico, do vereador Ronaldo Lopes, da presidente do conselho, Maria Amélia Semifoque, do secretário-executivo do conselho, Natanael Alves da Silva, e dos novos membros titulares e suplentes.

O Conselho Municipal de Saúde tem como competência atuar na formulação da estratégia e no controle da execução da política municipal de saúde, estabelecer diretrizes a serem observadas na elaboração de planos de saúde, em função das características epidemiológicas e da organização de serviços, além de fiscalizar a movimentação dos recursos financeiros do SUS, no âmbito do município, apreciar e se pronunciar sobre as prestações de contas.

Compõem o Conselho Municipal de Saúde representantes gestores da prefeitura, como as secretarias de Saúde, Educação e Cultura, Cidadania e Assistência Social, de prestadores de serviços de saúde, públicos e privados, de trabalhadores da área da saúde e de usuários do sistema de saúde, eleitos por regiões administrativas da cidade.

O secretário, Ricardo Inneco Castro, lembrou a importância do conselho para a sociedade local, que deve ser bem informada e acompanhar de perto como a administração vem aplicando os recursos na área da saúde. "O que nós esperamos do conselho é uma postura de parceria, para que possamos construir as melhores propostas na área da saúde, além de acompanhar a execução das metas estabelecidas", disse.

O prefeito Paulo Altomani parabenizou os novos membros do conselho e disse que será um grande orgulho contar com o apoio de todos na condução das decisões na área da saúde do município. "Nós vamos destinar 23% do orçamento do município para a área da saúde e a participação do Conselho Municipal será muito importante na forma como que deveremos administrar esses recursos", afirmou.

Na oportunidade, o presidente da Sociedade Médica Sãocarlense, Francisco Márcio de Carvalho, propôs aos integrantes do conselho a criação de um plantão de 24 horas do serviço de neurologia na Santa Casa e, posteriormente, a implantação de um ambulatório nessa área, uma vez que a demanda é grande no município. "O projeto é ambicioso e visa atender as necessidades da rede de urgência/emergência que vai começar a funcionar na Santa Casa, para atender os casos de Acidentes Vasculares Cerebrais, o que vai aliviar o sofrimento de muitas pessoas. Nós conversamos com o prefeito Paulo Altomani, que gostou da idéia, mas precisamos da autorização do conselho de saúde na autorização da destinação de recursos para a área", informou.

A primeira reunião de trabalho do conselho foi marcada para a próxima segunda-feira, quando os membros vão deliberar sobre a liberação de recursos para a Santa Casa de Misericórdia, no valor de R$ 27 mil, que serão utilizados para a aquisição de um veículo, além da autorização do repasse de R$ 500 mil provenientes do duodécimo da Câmara Municipal, que deve ser usado no custeio do hospital.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp