05/11/2013 às 22h15min - Atualizada em 05/11/2013 às 22h15min

Paulo Taú quer luminárias de LED em ruas no Tijuco Preto

O vereador Paulo Taú (PSDB) protocolou, na Câmara Municipal, requerimento solicitando providências da concessionária local e da Prefeitura para solucionar os problemas da precária iluminação pública em ruas do bairro Jardim Tijuco Preto. Segundo ele, é necessária a troca de luminárias pelas de LED. As vias públicas indicadas pelo vereador são rua Antonio Blanco, avenida Capitão Luiz Brandão, avenida Araraquara e rua Walter de Camargo Schutwzer.

No requerimento, Taú observou que a rede de iluminação pública nos logradouros que compõem o complexo residencial no Tijuco Preto, assim como denúncias reportadas por diversos moradores e após verificação no local, estão em precárias condições.

Por não saber se é devido a pequena capacidade ou por esgotamento da vida útil das lâmpadas instaladas naquele bairro, Taú explicou que a situação na região está "verdadeiramente caótica e preocupante".

O parlamentar apontou que há um alto índice de criminalidade na região, principalmente para pedestres durante o período noturno e que as vias principais têm grande fluxo de veículos.

Taú informou que o uso dos LEDs (sigla para light-emitting diode, diodos emissores de luz) para a iluminação pública está ganhando cada vez mais espaço no país e podem ser reciclados, além de não possuírem cádmio, chumbo ou mercúrio em sua composição, que são substâncias nocivas ao meio ambiente.

O consumo de energia pode ser economizado em até 80%, em comparação às tecnologias tradicionais (incandescentes fluorescentes e de vapor de sódio ou mercúrio). Outro aspecto é que os LEDs têm uma vida útil de 11 anos, quando usado 12 horas por dia, quase três vezes mais do que as lâmpadas de vapor de sódio, com duração de até quatro anos. "As vantagens do uso de LEDs, além da economia de energia, são a redução da emissão de dióxido de carbono na atmosfera e o aumento da segurança para os cidadãos", afirmou.

Taú apontou o exemplo de sucesso do uso de LEDs para a iluminação pública do sul da Itália. Em 2007, a cidade de Torraca tomou a decisão de substituir as lâmpadas incandescentes de ruas por lâmpadas LED, alimentadas por três estações de energia solar, tornando-se independente da rede de energia. O resultado foi uma economia de 70% em relação ao consumo de energia e aos custos de manutenção.

O vereador espera que o prefeito providencie uma análise sobre o motivo da precariedade da rede de iluminação pública nas principais vias do bairro Tijuco Preto e, autorizando posteriormente, a execução dos serviços de troca das atuais luminárias pelas de LED.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp