05/11/2013 às 22h11min - Atualizada em 05/11/2013 às 22h11min

Aprovado requerimento de Lucão para incentivar doação de órgãos na cidade

A Câmara Municipal aprovou por unanimidade na sessão desta terça-feira (5), moção de autoria do vereador Lucão Fernandes (PMDB), líder do governo, solicitando informações da Prefeitura sobre estudos e viabilidade de isentar doadores de órgãos e tecidos, do pagamento de taxas de velório e sepultamento, e concessão de desconto na aquisição de terreno para suas sepulturas. A medida visa estimular a doação de órgãos e tecidos no município.

O vereador assinala que no mundo inteiro há uma grande falta de doadores e isto tem proporcionado grandes listas de espera. Muitos pacientes que esperam um coração, um fígado ou um pulmão morrem, pois não há nenhum órgão à disposição para transplante. No caso de rim, medula óssea, pâncreas, fígado e pulmão há possibilidade de que se realize o transplante com doador vivo.

Para ser doador pós-morte, o paciente deve ter sofrido uma morte encefálica (morte do cérebro e tronco cerebral), mas a família é quem decide se os órgãos devem ser doados ou não, independentemente da decisão do possível doador em vida.

Lucão também aponta dados do Registro Brasileiro de Transplantes (RBT) emitido pela ABTO (Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos) segundo os quais,nos primeiros seis meses de 2013, de todas as entrevistas realizadas pelas equipes de transplante, questionando os familiares sobre o aceite para doação, 45% resultaram em recusa.

No requerimento, o vereador propõe a implantação de um projeto para isentar os doadores de órgãos e tecidos do pagamento da taxa de aluguel do velório, da taxa de sepultamento do corpo, e também solicita a possibilidade de desconto no caso de aquisição do terreno para sepultamento, desde que comprovada a doação.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp